Notícias

Voltar

Cafeicultor deve ficar atento ao Alerta Geada

14.05.2021

Entrou em operação na terça-feira (11) o Alerta Geada, serviço que o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná-Iapar-Emater (IDR-Paraná) e o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) oferecem de maio a setembro com o objetivo de auxiliar os produtores a adotarem técnicas para proteção de cafezais.

Acompanhamento - O Alerta Geada é destinado prioritariamente à proteção de lavouras com até dois anos de implantação. Durante o período de operação do sistema, os pesquisadores acompanham as condições meteorológicas na região cafeeira do Estado e publicam diariamente um boletim informativo.

Sempre atento - Além do boletim diário, se houver aproximação de massas de ar frio com potencial de causar danos às lavouras de café, é emitido, e amplamente divulgado, um pré-alerta com 48 horas de antecedência. Caso as condições para formação de geadas persistam, um novo aviso, de ratificação, é expedido em até 24 horas antes da previsão de ocorrência do evento.

Como ter acesso - O boletim diário e os alertas de geada podem ser acompanhados no aplicativo IAPAR Clima, disponível gratuitamente na App Store e no Google Play e nas páginas www.idr.pr.gov.br e www.simepar.br.