Notícias

Voltar

Conectividade cada vez mais presente no campo

25.05.2021

A conectividade está cada vez mais na ordem do dia entre os produtores rurais.

Prova disso, a concessionária Cocamar John Deere registrou na Feira Original deste ano a comercialização de 55 MTG 4G JDLink, o hardware que promove a conexão entre os maquinários agrícolas para a geração de informações que possibilitam o gerenciamento das operações agrícolas de qualquer lugar, a hora que quiser, a partir de uma conexão com a internet. Houve também a venda de 105 pacotes de conectividade – que habilitam a concessionária a prestar serviços de forma remota.

Crescendo - A Feira Original foi promovida de forma virtual de 15 de abril a 5 de maio, evidenciando a tendência de que os negócios nessa área vão continuar crescendo em ritmo acelerado, conforme pontua o supervisor do Centro de Soluções Conectadas da concessionária, André Aguilera.

Números - O número de MTG vendidos é mais que o dobro em comparação aos 26 negociados na Feira em 2020, sendo que em 2019 não ocorreu nenhuma venda. Quanto aos pacotes tecnológicos, a quantidade ficou muito acima em relação às edições anteriores do evento: 15 em 2020 e 5 no ano anterior. Já a quantidade de pilotos automáticos evoluiu de 16 em 2009 para 102 em 2020 e 113 neste ano.

Atendimento remoto - Aguilera explica que um dos diferenciais para quem possui a conectividade está no fato de que a operação dos maquinários e equipamentos é monitorada à distância pela empresa. Com isso, 83% de eventuais dificuldades mecânicas, até o momento, têm sido solucionadas remotamente, isto é, sem a necessidade de deslocamento de um técnico até a propriedade, o que dispenderia tempo e custos.

Manutenção preventiva - Da mesma forma, comenta o supervisor, é feito o acompanhamento e a gestão da manutenção preventiva. Durante a operação, se detectada uma intercorrência no funcionamento, o proprietário da máquina é comunicado prontamente pelos técnicos da concessionária.

Planejar - Mais de 500 máquinas são monitoradas pelo Centro de Soluções Conectadas. Um dos especialistas, Matheus Molina, explica que com as tecnologias é possível planejar a operação e prever, por exemplo, a melhor rota que a máquina realizará a campo. “Mandamos o melhor cenário possível de plantio, que o maquinário vai receber por meio da conectividade, de maneira que o operador tem o trabalho apenas de clicar no botão do piloto automático e seguir a operação conforme parametrizado aqui no Centro.”

Produtores mais receptivos - Aguilera observa que, devido justamente à conectividade, os produtores estão mais receptivos à agricultura de precisão e isto tem fomentado a modernização de seu parque de máquinas. Antes e durante a realização da Feira foi promovida uma campanha para a demonstração dos resultados proporcionados por essas tecnologias. “Para quem pensa em trabalhar com tecnologias, a conectividade é indispensável”, afirma Aguilera. Com as máquinas conectadas, as informações são agilizadas, permitindo a tomada de decisões mais assertivas.

Monitoramento - Na última colheita de soja, para se ter ideia, um analisador de talhão possibilitou monitorar desde a concessionária, os pesos bruto e líquido do grão na área de um cliente, bem como os rendimentos médio bruto e líquido de toneladas por hectare, a umidade média e a velocidade média da máquina.

Proximidade - Para o supervisor, “a conectividade aproxima ainda mais a concessionária do cliente, estamos cem por cento do tempo conectados e garantindo o suporte que ele necessita, evitando que a agricultura de precisão deixe de avançar em razão de gargalos como, por exemplo, a dificuldade de qualificar a mão de obra”.

Na palma da mão - A tecnologia possibilita um ganho direto ao cliente, que vai ter informação na palma da mão e um equipamento mais disponível, propiciando que a concessionária atue de forma rápida e econômica.

Municípios - A Concessionária Cocamar John Deere possui lojas em Maringá, Paranavaí, Apucarana, Ivaiporã, Cambé, Cornélio Procópio e Andirá e lojas Express em São Jorge do Ivaí, Querência do Norte e São Pedro do Ivaí.