Notícias

Voltar

Primeiro pivô inteligente do mundo já em operação

28.05.2021

Parceira da Cocamar Cooperativa Agroindustrial, a Lindsay Corporation, sediada em Nebraska, nos Estados Unidos, anuncia um novo conceito de irrigação para o produtor. O Smart Pivot ou pivô inteligente é o primeiro no mundo que se enquadra em uma nova categoria de irrigação mecanizada e autônoma.

Informações precisas - O equipamento vai além da aplicação e gerenciamento de água tradicional, alcança e fornece uma ampla gama de dados sobre a saúde das lavouras e o desempenho do equipamento, disponibilizando simultaneamente ao produtor informações precisas e gerando não apenas economia comprovada de água, energia e outros insumos, como fertilizantes e defensivos agrícolas.

Manejo e otimização - O Smart Pivot combina imagens de satélite, aéreas, sensores e câmeras embarcadas no pivô para detectar anomalias em campo, ajudando a tornar mais fáceis as decisões de todo o manejo da lavoura, não apenas da irrigação, e otimizando o uso do equipamento.

Eficiência - De acordo com Gustavo Oberto, presidente de irrigação da Lindsay, o novo conceito apresenta a próxima era da irrigação mecanizada. “Ele oferece uma eficiência nunca antes vista para a operação do produtor, mudando a maneira como ele - e a indústria - olha e usa os pivôs centrais. O equipamento praticamente cuida de si mesmo e de suas culturas”, destaca.

Pivô em rede - O Smart Pivot é uma plataforma de sensores conectados, imagens, e controles integrados com análises - o que a companhia chama de pivô em rede. Isso permite a coleta de dados de vários sensores. “O pivô é um robô em alerta 24 horas por dia, 7 dias por semana, vendo com eficiência e precisão tudo o que está acontecendo em todas as partes do seu campo, aumentando instantaneamente sua capacidade de identificar e corrigir problemas antes que se tornem graves e causem prejuízos”, diz Eduardo Navarro, diretor geral da Lindsay do Brasil.

Estágios - Com monitoramento aéreo e imagens de alta resolução, o Smart Pivot acompanha os estágios de crescimento da cultura, detecta e identifica anomalias no campo. Esses problemas podem incluir deficiências de nutrientes, ervas daninhas, pressão de pragas e doenças como o mofo-branco na soja, exemplo de muito prejuízo se não for detectado rapidamente. Os recursos de pivô inteligente estão em pleno desenvolvimento e os testes de campo estão em andamento, inclusive no Brasil.

Cocamar - Desde 2019, a Cocamar vem incentivando seus cooperados a investirem em estruturas de irrigação como forma de garantir mais estabilidade à produção.