Notícias

Voltar

Vazio sanitário da soja começa hoje

10.06.2021

O período de 90 dias, que começa em 10 de junho e vai até 10 de setembro, é reservado há anos no calendário agrícola do estado do Paraná para o Vazio Sanitário da Soja, medida de manejo agrícola prevista em legislação fitossanitária adotada pela Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná), por meio da Portaria 342/2019. Nos estados de Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, o Vazio Sanitário começa em 15 de junho e segue até 15 de setembro.

Durante a vigência fica proibido cultivar, manter ou permitir a existência de plantas vivas dessa cultura em qualquer estágio vegetativo, nas propriedades. O objetivo é conter o avanço da ferrugem, doença que se não for controlada de forma adequada pode causar prejuízos econômicos de até 90% à lavoura.

De acordo com a Adapar, essa é uma medida essencial para o manejo e controle da ferrugem asiática. A estratégia ajuda a diminuir a presença contínua de esporos do fungo causador da doença, principalmente na entressafra, pois ele permanece ativo em plantas vivas de soja.

A Adapar orienta ainda que o período que antecede o Vazio Sanitário é necessário para que os produtores, armazéns e responsáveis por estradas e ferrovias, por exemplo, façam a limpeza e a eliminação das plantas vivas de soja”.