Bem-Vindo, ao Jornal Cocamar!

Cooperlíder Jovem movimenta a juventude cooperativista

Com apresentação de Willian Chaves Souza e Esther Geller, produtores jovens ligados à Cocamar, a edição do Cooperlíder Jovem 2021, realizado pela primeira vez em formato virtual no início da noite de quinta-feira (29), teve a Cocamar como cooperativa anfitriã. Promovida pela Ocepar e Sescoop, o evento foi acompanhado por 206 participantes, representando várias outras cooperativas do Paraná.

Logo pela manhã o site foi disponibilizado para visitação, com estandes nos quais a Cocamar e a Ocepar apresentaram vários conteúdos.

Ao fazer a abertura, o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, relembrou seus tempos de estudante para dizer que os jovens cooperativistas de hoje representam a quarta geração do cooperativismo paranaense. A primeira foi a dos pioneiros que organizaram o sistema e fundaram as cooperativas; a segunda, dos que estruturaram o setor cooperativista do Paraná, que hoje absorve 60% de tudo o que é produzido no estado; a terceira e atual, a que trabalha na profissionalização e na internacionalização do cooperativismo; a quarta geração vai ser dos jovens que estão se preparando para assumir. “Não dá para imaginar o Paraná sem as cooperativas”, afirmou Ricken, enfatizando que os jovens cooperativistas “estão no lugar certo e na hora certa”. E completou: “precisamos de vocês ter termos um cooperativismo cada vez mais forte”.

Em sua participação, o presidente executivo da Cocamar, Divanir Higino, comentou que “o cooperativismo vai muito além de um sistema econômico, é um estilo de vida”, ressaltando que os jovens produtores não são apenas herdeiros e, sim, sucessores. “Vocês são o ponto da virada, é gratificante ver tantos jovens trabalhando no campo, com suas famílias, “produzir é uma atividade de grande nobreza”.

Com uma apresentação do Coral Cocamar, na sequência – que interpretou a música Qualquer um, de Plínio Oliveira – a Cocamar prestou sua homenagem à Ocepar, que neste ano de 2021 comemora seus 50 anos.

Após a apresentação, Ricken retornou para agradecer à Cocamar e lembrar que a organização é formada por 217 cooperativas filiadas, que compõe sete ramos. “Que as novas gerações deem sequência a esse trabalho.”

A Coopagrárias, uma cooperativa fundada por estudantes dos cursos de agrárias da Universidade Federal do Paraná (UFPR), foi destaque durante o evento, com depoimento de vários de seus cooperados. Iniciativa inovadora, a entidade tem o propósito de desenvolver o interesse dos estudantes pelo cooperativismo e aproximá-lo do mercado de trabalho, com o lema “Cooperar para prosperar”.

Em sua intervenção, o superintendente do Sescoop/PR, Leonardo Boesche, afirmou que o Cooperlíder Jovem é um evento estratégico para o sistema cooperativo, que só não foi realizado em 2020 devido a pandemia. “Não poderíamos deixar de promover este ano, mesmo que de forma digital”, disse, acrescentando: “O objetivo é discutir o sistema cooperativista de uma forma diferente, estamos formando um novo cooperado. O evento é muito importante para a formação desse novo cooperado”.

Finalizando, a gerente de Desenvolvimento Humano do Sescoop/PR, Maria Emília Pereira Lima, concitou a juventude cooperativista “a assumir com protagonismo o papel que lhe cabe no futuro do cooperativismo paranaense”.

O Cooperlíder Jovem foi encerrado com uma apresentação da dupla Gustavo Toledo e Gabriel.

Para quem não teve a oportunidade de participar, o vídeo do evento ficará disponível por cinco dias.

Compartilhar:

Artigos Relacionados

Links Úteis

Institucional

SOCIEDADE RURAL DO PARANÁ
www.srp.com.br
 
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ
 
BNDES
 
FLAMMA

Bioenergia / Turismo

RETUR (REDE DE TURISMO REGIONAL)
www.retur.com.br
 

Agricultura

 
SECRETARIA DE AGRICULTURA
E ABASTECIMENTO (SEAB)
 
EMATER

Central de Atendimento

Contato: André Bacarin

    Acesse o mapa para ver nossa localização