Notícias

Voltar

É decisivo ampliar a produtividade

23.06.2017

Em seu artigo na coluna Palavra do Presidente, no Jornal Cocamar, edição de junho, o presidente da cooperativa, Divanir Higino, lança ao produtor de grãos o desafio de implementar uma evolução em sua média de produtividade na safra 2017/18.

INDISPENSÁVEL - Divanir explica que, a exemplo de qualquer outro negócio, algumas questões da atividade são básicas, como planejar, aprimorar a gestão e almejar a melhoria contínua que, no caso da lavoura, se traduz no aumento dos patamares de produtividade. “Em um setor altamente seletivo, como é o caso da produção agropecuária, isto se torna indispensável: não há como pensar em sobreviver mantendo as mesmas médias dos últimos anos, sobretudo se as mesmas se encontram aquém do potencial e das médias obtidas por outros produtores”, enfatiza, lembrando que os custos não param de subir, os preços das commodities estão sujeitos às variações do mercado e quem depende dos resultados da terra, não pode acomodar-se.



AVALIAR - O presidente sugere que os produtores dialoguem com os gerentes e técnicos de unidades e exponham as suas eventuais dificuldades, comentem as suas médias e solicitem uma minuciosa avaliação técnica. “Permanecer nos mesmos patamares de produtividade é decretar uma espécie de planejamento às avessas, conformando-se com a perspectiva de que o negócio está caminhando para o fim. O mesmo serve para o milho, o trigo, o café, a laranja, a pecuária etc”, conclui.


Presidente da Cocamar, Divanir Higino