Notícias

Voltar

Série oferecida pela Cocamar sobre o Café na RIC

11.07.2017

A cafeicultura foi, durante décadas, o carro-chefe do agronegócio no norte do Paraná. Essa lavoura contribuiu para o desenvolvimento econômico e social da região, atraindo milhares de famílias que investiram na aquisição de lotes de terra para cultivar café ou prestar serviços.

QUEDA - Contudo, o ciclo da cafeicultura esgotou-se à medida que o setor demorou a organizar-se, sofrendo com o excesso de produção e a consequente queda dos preços. O modelo tradicional de lidar com café foi chegando ao fim, também, por obra do pouco profissionalismo da maior parte dos produtores, que não sediam aos três elementos: adubo, agrônomo e arado. Para completar, as geadas devastavam as lavouras, gerando danos e prejuízos.

RIC RURAL - Essa história está sendo relatada em uma série especial na televisão aberta, no Paraná, patrocinada pela Cocamar. Aos domingos, às 9h30, o programa RIC Rural, da Rede Independência de Comunicação (RIC), filiada Record no estado, vem resgatando os principais fatos relacionados à atividade, com imagens que remontam da década de 1940 em diante, depoimentos com produtores e lideranças, bem como especialistas do setor. O RIC Rural é apresentado pelos jornalistas Sérgio Mendes e Rose Machado.

GRÃOS - A forte geada de 1975 acabou sendo um divisor de águas na economia paranaense, abrindo caminho para novos negócios, como os modernos cultivos de grãos – a soja e o milho, principalmente, hoje os carros-chefes da agricultura estadual.

NOVO MODELO - Mas, por iniciativa da Cocamar, no início da década de 1990, a cafeicultura do Paraná ganhou uma nova configuração, que substituiu o obsoleto modelo tradicional. A cooperativa começou a divulgar um sistema inovador, o superadensamento da cultura, que revolucionou a atividade.

DIVULGAR - O superadensamento já vinha sendo praticado em reduzida escala por duas propriedades paranaenses. Ao conhecer o sistema, a cooperativa não teve dúvida em divulgá-lo como uma proposta para que os produtores pudessem diversificar os seus negócios. Aos poucos, o novo modelo avançou, contribuindo para a modernização da atividade.


SERVIÇO - O RIC Rural pode ser acessado, também, pelo site


www. pr.ricmais.com.br/ric-rural