Notícias

Voltar

Rally Cocamar Bayer e Spraytec começa mais cedo

24.07.2017

Terceira edição do circuito vai acompanhar também os preparativos para a semeadura, em agosto

O Rally Cocamar Bayer e Spraytec de Produtividade, temporada 2017/18, vai iniciar mais cedo. Em agosto, a equipe percorrerá algumas regiões para saber como os produtores estão se organizando para a semeadura de soja, o carro-chefe do agronegócio regional e brasileiro.

Com a proposta de acompanhar o andamento da safra 2017/18, o Rally tem o objetivo de conhecer e valorizar as boas práticas agrícolas. Como já é costume na região de Maringá e em outras do noroeste paranaense, as plantadeiras começam a ir a campo a partir de 15 de setembro, após encerrado o Vazio Sanitário da Soja. A operação geralmente se intensifica em outubro e é completada no final de novembro.

TÉCNICO - Contando também com a parceria da Sancor Seguros, das concessionárias Ford em Maringá e Londrina e o apoio do Comitê Estratégico Soja Brasil (Cesb), o Rally chega à terceira edição com uma programação ainda mais técnica, sob o acompanhamento direto da equipe de profissionais técnicos da Cocamar.

POTENCIAL - “O Rally se soma aos esforços da cooperativa para elevar a produtividade regional”, comenta o gerente técnico Renato Watanabe.Segundo ele, ao divulgar práticas e tecnologias adotadas por produtores associados, e que sejam voltadas a esse objetivo, o circuito é mais uma ferramenta a demonstrar que o potencial produtivo das lavouras pode ir além das médias gerais alcançadas nos últimos anos. A Cocamar trabalha com a meta de chegar ao patamar de 250 sacas de soja por alqueire. De acordo com Watanabe, o desenvolvimento tecnológico tem sido grande nos últimos anos, o que aponta para a necessidade de o produtor incorporar os conhecimentos que vão sendo apresentados, com o intuito de ampliar as suas médias e se manter competitivo.

COMEÇO E FINAL - A exemplo do que já aconteceu na edição anterior, o Rally estará percorrendo as regiões de atuação da cooperativa (noroeste e norte do Paraná, sudoeste do Mato Grosso do Sul e oeste de São Paulo). O término acontece em maio de 2018, com a apresentação do relatório final (Revista Boas Práticas e o filme do Rally) no mesmo evento em que serão premiados os cooperados campeões de produtividade de soja safra 2017/18.

MILHO - Uma das novidades da edição 2017/18 é a incorporação, também, do concurso de produtividade de milho da Cocamar, cultura semeada imediatamente após a colheita de soja. Conforme desafio lançado durante o Dia de Campo de Inverno, realizado no final de junho pela Cocamar em sua Unidade de Difusão de Tecnologias (UDT) em Floresta, o patamar que se pretende para o cereal é de 500 sacas por alqueire. “A exemplo da soja, as tecnologias evoluíram muito também para o milho”, frisa o gerente técnico, Renato Watanabe.