Notícias

Voltar

Jovens da Cocamar participam do JovemCoop

03.08.2017

Com o tema “A força do jovem no cooperativismo do futuro”, aconteceu na última semana, na Associação dos Funcionários da Copacol, em Cafelândia, no oeste do Paraná, o 26° Encontro Estadual do JovemCoop. Promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Paraná (Sescoop/PR) e tendo a Copacol como cooperativa anfitriã.

O evento reúne 236 jovens de 12 cooperativas agropecuárias que integram o Programa JovemCoop no estado.

A Cocamar esteve presente com uma comitiva de jovens representando todas as regiões que a Cocamar atua.

Após a recepção de todas as cooperativas, foi realizada a abertura do evento pelo vice-presidente da Copacol, James Fernando de Morais, que destacou a importância de investir na capacitação da juventude cooperativista.

“O objetivo do Encontro do Jovemcoop vai além da integração e conhecimento das práticas das cooperativas participantes do programa. O que buscamos é fortalecer o engajamento desse público que representa a continuidade do cooperativismo”, disse a coordenadora do Jovemcoop no Paraná, Cristina Moreira. Por este motivo, a palestra de abertura, ministrada pelo consultor e escritor José Luiz Tejon Megido, trouxe uma mensagem sobre a consciência do que significa cooperar e sobre a responsabilidade que os jovens terão para acompanhar toda a evolução tecnológica que o mundo vem passando.

“Não haverá futuro no planeta sem cooperativismo, nós vamos chegar em 10 bilhões de pessoas em 40 anos. A pirâmide social do mundo é crítica e vivemos um momento em que todo mundo quer tudo, sabe tudo é interativo. Então, não há possibilidade de futuro sem o desenvolvimento do cooperativismo e com o empreendedorismo dentro dele”, disse. Na visão de Tejon, os jovens é que farão isso acontecer nos próximos 30 a 40 anos.

O evento terminou com a palestra do consultor e professor e Adeildo Nascimento, que teve como tema desenvolvimento humano e organizacional.

Para o jovem Daniel M. Ribeiro da unidade de Arapongas o evento JovemCoop desperta, em cada jovem, o vínculo com o cooperativismo e auxilia nas experiências da vida no campo. ” Com isso podemos auxiliar nosso pais, trazendo o conhecimento para a implantação de novas tecnologias. Tudo isso, com ajuda da cooperativa, que nos dá suporte para estarmos atentos às inovações. ”

Pedro Augusto Bosqui, da unidade de São Jorge do Ivaí, pela primeira vez no evento relata que o JovemCoop superou expectativas, trazendo palestrantes excelentes e atividades que incentivaram o desenvolvimento da criatividade. “Para mim, que curso agronomia, uma experiência, como essa, ajuda no desenvolvimento de um senso crítico maior e aumentam a capacidade de comunicação com pessoas de diversas personalidades e culturas.”

Para a Analista de Cooperativismo e Coordenadora do Projeto Liderança Jovem Amanda Mazotti que esteve acompanhando os jovens durante o evento relata que essa é uma excelente oportunidade para se trabalhar fortemente um dos princípios cooperativistas de forma criativa, entre os jovens presentes sendo a Intercooperação que é basicamente a cooperação entre as cooperativas.