Notícias

Voltar

Censo Agropecuário 2017 terá início em Outubro

28.08.2017

Um termo de apoio à realização do Censo Agropecuário 2017 foi assinado no Fórum dos Presidentes das Cooperativas Paranaenses, que ocorreu em paralelo ao 5º Fórum de Agricultura da América do Sul, na manhã de 23 de agosto, em Curitiba. Participaram também o secretário da Agricultura e Abastecimento do Paraná, Norberto Ortigara, o vice-presidente e diretor-executivo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Fernando José de Araújo Abrantes, e os presidentes do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, e da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná (Fetaep), Ademir Mueller. O coordenador de projetos especiais da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), Ronei Volpi, assinou o documento em nome do presidente da entidade, Ágide Meneguete.

Participando do evento, o presidente do Conselho de Administração da Cocamar, Luiz Lourenço, recomendou que “os cooperados deem a devida importância à pesquisa quando forem procurados pelos recenseadores, prestando-lhes todas as informações solicitadas”.

COMPROMETIMENTO - No termo, as entidades paranaenses reconhecem a importância do levantamento de informações do setor agropecuário e se comprometem a comunicar seus públicos sobre o início dos trabalhos, incentivar a participação dos agricultores e divulgar o resultado da pesquisa. “Quero reforçar esse pedido, ou seja, de que as cooperativas, associações, federações e demais entidades do setor, apoiem o censo agropecuário. Não foi fácil viabilizar esse trabalho, principalmente, porque estamos passando por um período difícil no país e que reduziu as verbas orçamentárias, no entanto, trata-se de um levantamento importante e que vai mostrar como está o campo em termos de sucessão e adoção de tecnologias”, disse o vice-presidente do IBGE, logo após a assinatura do documento.

LANÇAMENTO - No dia 19 de junho, o presidente do IBGE, Roberto Luís Olinto Ramos, esteve na sede do Sistema Ocepar, na capital paranaense, para fazer o lançamento do Censo Agropecuário 2017 no Paraná. O levantamento terá início no dia 1º de outubro, envolvendo 24.984 recenseadores no país, dos quais 1.350 no Paraná. Durante cinco meses, serão visitadas cerca de cerca de cinco milhões de estabelecimentos agropecuários brasileiros. Só no Paraná serão 372 mil propriedades rurais. O Censo terá investimento de R$ 500 milhões neste ano e R$ 270 milhões em 2018. O resultado deverá ser divulgado no próximo ano.