Notícias

Voltar

Chefs do Campo começa a selecionar receitas

04.09.2017

Terminou no dia 15 de agosto o prazo para a inscrição de receitas de pratos salgados tradicionais no 2o Festival de Sabores Chefs do Campo. A iniciativa é reservada às participantes de núcleos femininos mantidos pela cooperativa (cooperadas ou esposas de produtores associados).

Lançado no dia 8 de junho, em Maringá (PR), quando da realização do Encontro do Núcleo Feminino, o concurso tem a finalidade de valorizar os pratos que formam a identidade da gastronomia regional e fazem parte da história das famílias ligadas ao campo.

CRITÉRIOS - De acordo com os organizadores, os principais critérios a serem empregados na seleção dos pratos, que já está em andamento, são o conteúdo das receitas, a apresentação e a história dos mesmos na família, e a criatividade de suas autoras, expressados na incorporação de ingredientes ou de alguns temperos específicos.

Entende-se por pratos tradicionais aqueles que são sempre solicitados pelos familiares e, com maior valor ainda, os que têm passado de geração em geração.

PREMIAÇÃO - A divulgação dos 15 pratos semifinalistas acontece no mês de setembro, após passar pela aprovação de especialistas convidados, sob a coordenação do chef Eduardo Pinheiro, do Haddock Buffet, de Maringá. Todas essas receitas serão publicadas no Jornal Cocamar, das quais 5 classificadas para premiação no mês de outubro, em Maringá. As vencedoras serão homenageadas durante almoço com a diretoria da Cocamar, recebendo troféus e uma diária, com direito a acompanhante, no Hotel Fazenda Salto Bandeirantes, em Santa Fé (PR). O programa RIC Rural, da RIC TV, com Sérgio Mendes e Rose Machado, estará apresentando, posteriormente, os cinco pratos finalistas, em âmbito estadual.