Notícias

Voltar

Chefs do Campo divulga as receitas semifinalistas

15.09.2017

Já são conhecidas as 15 receitas de pratos salgados classificadas para a semifinal do Festival de Sabores Chefs do Campo, promovido pela Cocamar. Com a participação reservada exclusivamente a integrantes de núcleos femininos mantidos pela cooperativa, o concurso, que chega à sua segunda edição, contou com mais de 100 receitas inscritas, que representam 30 municípios das regiões noroeste e norte do Paraná.

APRECIADAS - A seleção das receitas de pratos salgados foi feita por uma equipe de convidados da comissão organizadora, que levou em conta, como principal quesito, o fato de serem iguarias tradicionalmente muito apreciadas pelas famílias das autoras, as quais conferem a eles o seu toque diferencial.

DIVERSIDADE - Há de tudo um pouco entre as semifinalistas, que espelham, por meio da gastronomia, a diversidade étnica e cultural daquelas regiões, mas com uma forte influência italiana e a visível preferência pela carne de frango.

COMIDA ITALIANA - A macarronada com frango caipira, de Geni Book de Faria, de Altônia, por exemplo, está em linha com o nhoque de mandioca acompanhado daquele item, de Maria Reis Luca, de Maringá; o torteli de abóbora cabotiá de Odete Panchoni, de Cambé, e o ragu, de Ednéia Florio, de Rolândia.

CARNES - Já o habitual churrasco, uma das predileções dos brasileiros em geral, é lembrado por Sueli Chicarelli Paiva, de Primeiro de Maio, com a sua leitoa caipira recheada, e o assado de cupim ao vinho e laranja, de Neuza Maria Toffoli Ferreira, de Nova Santa Bárbara. Ainda em matéria de carnes, não faltam boas pedidas: tem ainda o carneiro ao molho, de Neila Branco, de Iporã, e a fraldinha na panela, de Eliane Pedroni, de Cianorte.

DE TODA MANEIRA - Como foi dito, há frango caipira de todo jeito, incluindo o preparado ao molho de milho, de Sueli Aparecida Randomeneghi, de Sabáudia, as panquecas de Marlene Bissi de Oliveira, de Jussara, e o frango recheado à moda catarinense, de Elizita Jekliczka, de Terra Boa. Por falar em milho, há também o suflê acompanhado de arroz branco, de Ivone Gava, de Ivatuba.

DELÍCIAS - Por fim, as batatas ao forno com acompanhamentos, de Terezinha Zito Cabelleira, de Doutor Camargo, sempre fazem o maior sucesso em casa, o mesmo acontecendo com o peixe recheado ao forno, de Rosana Norata da Silva, de Paraíso do Norte e, como não poderia faltar, o temaki, representante da cozinha japonesa, de Akiko Kumassaka, de São Jorge do Ivaí.

PRÓXIMA ETAPA - Dessas 15 receitas, 5 finalistas vão ser escolhidas até meados de outubro por uma comissão sob a batuta do experiente chef Eduardo Pinheiro, do Haddock Buffet, de Maringá, com direito a várias premiações. Para isso, uma equipe irá visitar todas as participantes, em suas cidades, para degustar os pratos.


AS SEMIFINALISTAS



- Altônia – Geni Book de Faria – Macarronada com frango caipira

- Iporã – Neila Branco – Carneiro ao molho

- Maringá – Mais Reis Luca – Nhoque de mandioca

- Primeiro de Maio – Sueli – Leitoa caipira recheada

- São Jorge do Ivaí – Akiko Kumassaka – Temaki

- Terra Boa – Elzita Jekliczka – Frango recheado à moda catarinense

- Cianorte – Eliane Pedroni – Fraldinha na panela

- Cambé – Odete Panchoni – Torteli de Cabotiá

- Doutor Camargo – Terezinha Zito Cabelleira – Batata ao forno com acompanhamentos

- Nova Santa Bárbara – Neuza Maria Toffoli Ferreira – Assado de cupim no vinho e laranja

- Rolândia – Ednéia M. Florio – Ragu

- Paraíso do Norte – Rosana Norata da Silva – Peixe recheado ao forno

- Ivatuba – Ivone S. Gava – Suflê de milho com arroz branco

- Jussara – Marlene Bissi de Oliveira – Panqueca de frango

- Sabáudia – Sueli Aparecida Randomeneghi – Frango caipira ao molho de milho