Notícias

Voltar

Chuvas garantem bom início da safra 2017/18

27.10.2017

As precipitações generalizadas de sábado (21) e domingo (22) garantiram que o início da safra de soja 2017/18 ficou dentro das expectativas na região da Cocamar – que compreende parte das regiões noroeste e norte do Paraná, sudoeste do Mato Grosso do Sul e oeste de São Paulo.

A grande maioria dos produtores havia completado a semeadura antes das chuvas do final de semana e, em alguns municípios, as plantas cultivadas mais cedo se desenvolvem normalmente.

O produtor Jair Pintar Ferreira, de Nova Santa Bárbara, região de Londrina, disse na sexta-feira que o tempo tem colaborado, apesar das altas temperaturas e a falta de umidade registradas nas últimas duas semanas. E, em Umuarama, Gérson Bórtoli, que faz integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), se prepara para terminar de semear nesta semana. “Assim que o solo ‘enxugar’, vamos finalizar o serviço”, afirmou. Com duas propriedades naquele município, Bórtoli tem se destacado pela alta produtividade de soja que obtém em solos arenosos.

De acordo com Rafael Furlanetto, coordenador técnico de culturas anuais da Cocamar, 75% das áreas previstas na região da cooperativa, no Paraná, já foram emeadas. “Está havendo uniformidade no crescimento das plantas”, avaliou.