Notícias

Voltar

Rally Cocamar vai avaliar qualidade da semeadura

10.11.2017

A qualidade da semeadura de soja será avaliada pelo Rally Cocamar Bayer e Spraytec de Produtividade – Safra 2017/18. A finalidade dessa iniciativa, que vai abranger municípios das regiões noroeste e norte do Paraná, é identificar os problemas mais comuns ocorridos durante a operação e que acabam interferindo no aumento da produtividade da lavoura.

Agendado para a semana de 20 a 24 deste mês, o trabalho contará com o apoio de profissionais cooperados da cooperativa Unicampo, parceira da Cocamar na realização do Rally. Eles visitarão propriedades para analisar as lavouras – que, no momento, se encontram em estágio inicial de desenvolvimento.

Além da Cocamar, Bayer, Spraytec e Unicampo, o Rally é uma realização da Ford (por meio das concessionárias de Maringá e Londrina) e Sancor Seguros, com o apoio do Comitê Estratégico Soja Brasil (Cesb).

Estudos apontam uma única falha na semeadura, em cada metro quadrado, pode significar uma perda de 180 a 240 quilos de soja por hectare. A velocida, de com que a operação é realizada pode acelerar também o índice de falhas, caso típico em que a pressa é inimiga da perfeição. Uma semeadeira a 3,6 quilômetros por hora, cobre a média de um metro por segundo. Mas se a velocidade for de 9 quilômetros horários, a máquina terá um segundo apenas para cobrir 2,5 metros, o que amplia o risco de problemas. É o tempo que o equipamento tem para cortar a palha, preparar o leito para as sementes, a profundidade, o espaçamento e fechar o sulco.

Para o vice-presidente da Unicampo, André Carlos Garcia, “com o seu foco na produtividade o Rally é o momento de avaliar a qualidade da semeadura”. E complementa que, em tempos de margens cada vez mais apertadas, necessário se faz aumentar a eficácia em todas as etapas, reduzindo a possibilidade de falhas, até porque são facilmente evitáveis.