Notícias

Voltar

Mulheres se destacam na produção de café

24.11.2017

A edição do 15º Concurso Café Qualidade Paraná, promovido pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab), com diversas parcerias, inclusive da Cocamar, mostrou um avanço das mulheres produtoras, entre os vencedores. Foram 12 homens e 8 mulheres os finalistas do concurso, que mobilizou inicialmente cerca de 210 participantes.

O resultado demonstra a participação das mulheres produtoras na produção de um café de qualidade no Paraná, com a colheita de um café gourmet, que apresenta características de cafés especiais.

A presença de compradores de cafés especiais no evento final, em Jacarezinho, revelou também que o Paraná está se tornando um Estado produtor de café de alta qualidade, e melhorando a renda do produtor.

Estima-se que com alguns cuidados a mais na condução da lavoura, o produtor consegue agregar cerca de 30%, em média, na renda do produto. Já os finalistas do Concurso Café Qualidade 2017 conseguiram uma média de ágio de 100% em relação ao preço médio pago pelo mercado.

Atualmente, segundo dados da Seab, os produtores atendidos pela assistência técnica estão com uma média de rendimento de 35 sacas por hectare, enquanto os demais não assistidos têm uma produtividade média de 24 sacas por hectare.

Segundo o secretário-executivo da Câmara Setorial do Café, Paulo Sérgio Franzini, “Muitas cafeterias do Paraná estão trabalhando com cafés especiais comprados aqui mesmo”