Notícias

Voltar

Luiz Lourenço faz palestra de ILPF em evento da Andef

05.12.2017

O presidente do Conselho de Administração da Cocamar, Luiz Lourenço, participou como palestrante do evento Desafio 2050, promovido pela Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef) na manhã da última quinta-feira (30), em São Paulo. Lourenço falou para centenas de participantes, entre especialistas e lideranças, sobre as oportunidades que surgem para o país com o programa de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF).

Até 2050, segundo a FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura é uma agência das Nações Unidas que conduz esforços internacionais para eliminar a fome), o mundo terá que produzir 40% a mais de alimentos para atender a uma população global em crescimento, que deve passar de 7 bilhões de indivíduos em 2011 para 9,3 bilhões naquele ano.

Nesse contexto, de acordo com organizações internacionais, a participação do Brasil é fundamental e espera-se que ao menos 40% desse volume de alimentos sejam fornecidos pelos produtores brasileiros.

Pela ILPF, segundo Lourenço, o país conta com pelo menos 50 milhões de hectares de pastagens degradadas que poderiam ser incorporadas ao processo produtivo. Os dados são da Embrapa, detentora de tecnologias para produção de alimentos em regiões tropicais. Considerando que na safra 2017/18, em andamento, estão sendo cultivados 63 milhões de hectares com grãos, os 50 milhões de hectares que poderiam ser aproveitados em sistema de reforma dos pastos, impulsionaram a produção brasileira – e sem promover desmatamento.

A Cocamar é integrante da Rede de Fomento ILPF, ao lado da Embrapa, Syngenta, Dow AgroScience, Parquer e John Deere. A cooperativa incentiva programas de integração desde 1997 e conta com rede de unidades operacionais distribuídas por regiões de solo arenoso nos Estados do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Sua equipe formada por 100 profissionais especializados, oferece atendimento a produtores que, no total, somam mais de 130 mil hectares de sistemas integrados.