Notícias

Voltar

Cooperativismo é bem avaliado entre paranaenses

08.01.2018

Sistema Ocepar divulga resultados de pesquisa, realizada em agosto em todas as regiões do estado, que permitiu perceber também a boa imagem da Cocamar

Uma pesquisa de imagem e posicionamento do cooperativismo e suas marcas, no Paraná, encomendada pelo Sistema Ocepar, avaliou a boa aceitação do setor cooperativista no estado.

A realização faz parte do planejamento estratégico do cooperativismo paranaense, o PRC-100 (2016-2020), conduzido pelo Sistema Ocepar. Até 2020, entre outros objetivos, a soma do faturamento das cooperativas filiadas à entidade deve atingir R$ 100 bilhões (foram R$ 70 bilhões em 2017), desenvolver mercados, produtos e serviços, aperfeiçoar o modelo de cooperação, ter infraestrutura adequada para suportar o PRC-100 e fortalecer a autogestão do sistema cooperativista.

PÚBLICO - Responsável pela pesquisa, a empresa Datacenso entrevistou 523 consumidores de produtos de cooperativas e 500 não-consumidores no período de 22 a 31 de agosto de 2017, nas cidades de Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão e Pato Branco.

MAIS LEMBRADAS - A conclusão é que “o cooperativismo está bem posicionado entre consumidores e compradores, e as cooperativas do Sistema Ocepar são as mais lembradas, confirmando sua excelência na qualidade de produtos e serviços”. Ainda segundo a Datacenso, “o resultado dos indicadores apresentados na pesquisa mostra que as marcas do sistema de cooperativismo apresentam boa relação de custo e benefício oferecido ao mercado. Esta situação agrega valor à marca e gera vantagem competitiva”.

SATISFAÇÃO - O grau de satisfação dos paranaenses com os produtos de cooperativas chegou a 97,7% quanto a qualidade, e a 94% em relação á confiança e credibilidade das marcas, para um índice mínimo aceitável de 80%.

Já o índice geral de satisfação com os produtos e serviços que utilizam de cooperativas atingiu 96,3% na soma dos que disseram estar muito satisfeitos (40%) e satisfeitos (56,3%).

COCAMAR - Bem posicionada na pesquisa, a Cocamar apareceu entre as quatro marcas de cooperativa mais citadas pelo mercado, com 10,8% das respostas, e também quando os entrevistados mencionaram nomes que vêm à mente quando os paranaenses pensam em cooperativa – nesse último caso, 29,6% consumidores de produtos de cooperativas e 34% não. A Cocamar despontou, ainda, entre as quatro marcas que os paranaenses mais se recordam de terem visto ou ouvido uma propaganda ou citação nos últimos meses.

Quando o público disse ter conhecimento de determinado produto ser de uma marca de cooperativa, a Cocamar foi lembrada por 76,9% dos entrevistados já habituais consumidores de produtos do setor e por 74,6% de não consumidores, colocando-se entre as três primeiras.

Curiosamente, a Cocamar se destacou como a primeira marca mencionada no quesito “palavras que vêm à mente quando os paranaenses pensam em cooperativa”, só ficando atrás das definições “junção/união”, grupo/grupo de pessoas/conjunto”, “cooperar”, “cooperação”, “colaboração”, “associação” e “cooperado”.

CONHECEM - Os entrevistados, em sua maioria, demonstraram conhecimento sobre cooperativismo: 95% dos consumidores de produtos do setor e 91,7% dos não-consumidores, concordaram com a frase “As cooperativas são associações de pessoas que desenvolvem atividades com base no esforço de seus cooperados”.

Entre os já consumidores, 52,4% afirmaram comprar produtos de cooperativa com frequência e 14,9% com muita frequência. Os índices de média e pouca frequência foram, respectivamente, de 24,7% e 4,8%.