Notícias

Voltar

Espaço Inovação do Safratec divulgará geração de energia limpa

16.01.2018

Em sua edição 2018, nos dias 24 e 25 deste mês, o Safratec Cocamar – principal mostra tecnológica para o agronegócio regional – a ser realizada na Unidade de Difusão de Tecnologias (UDT) da cooperativa em Floresta, região de Maringá (PR), apresentará, entre outras atrações, o espaço Inovação.

Nele, uma das demonstrações ao público será sobre a produção de energia limpa com uma estrutura de módulos fotovoltaicos para aproveitamento da luz solar e também de um microgerador hidrelétrico.

POTENCIAL - A ideia é divulgar a possibilidade que o produtor rural tem de fazer na propriedade a geração própria de energia. De acordo com especialistas, há um grande potencial a explorar: a região é servida pela incidência de luz solar por aproximadamente 300 dias ao longo do ano, com a vantagem de o investimento em módulos ou placas fotovoltaicas ter se tornado mais acessível. O retorno, em média, está previsto para o sexto ou o sétimo ano e a vida útil do equipamento é estimada entre 25 a 30 anos.

Em paralelo à demonstração técnica, a área comercial do evento contará com a participação de fabricantes de placas.

Cerca de 5 mil produtores cooperados, representando dezenas de municípios dos Estados do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, devem visitar o Safratec Cocamar 2018, mostra anual promovida pela Cocamar Cooperativa Agroindustrial. A UDT, com área de 500 mil metros quadrados, fica às margens da PR-317, entre Maringá e Floresta.