Notícias

Voltar

Sistema de pivô central é novidade no Safratec 2018

19.01.2018

Entre as novidades do Safratec 2018, mostra tecnológica que será realizada pela Cocamar Cooperativa Agroindustrial na quarta e quinta-feira (dias 24 e 25) na sua Unidade de Difusão de Tecnologias em Floresta, região de Maringá (PR), está o sistema de irrigação por pivô central.

Mais utilizado nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste do país, o equipamento está sendo difundido pela Cocamar como uma estratégia para os produtores terem mais segurança em suas safras, minimizando o risco de perdas com estiagens. O déficit hídrico em períodos críticos para as plantas, como o de formação de vagens e enchimento de grãos na cultura de soja, ocasiona perdas que podem ser expressivas. Além disso, ao contarem com um sistema de irrigação, como o pivô central, produtores podem semear mais cedo e, com um calendário menos apertado, investir até mesmo em uma terceira safra no intervalo entre as culturas de milho e soja.

Em Cruzeiro do Oeste (PR), o cooperado Luiz Fernando Paro conta com um pivô em sua propriedade, instalado há quatro anos. Na última safra de soja, sua produtividade média foi de 177 sacas por alqueire (73/hectare) e, no atual ciclo, ele realizou a semeadura tranquilamente em 17 de setembro, época em que a região passava por uma estiagem, sob altas temperaturas, fatores que obrigaram os demais produtores de sua região a efetuar a operação mais tarde, quando as chuvas retornaram.

PREPARATIVOS – Durante esta semana, os preparativos têm sido intensos da UDT, área de 500 mil metros quadrados onde os mais de 5 mil produtores que estão sendo esperados, de toda a região, vão ver o que há de mais recente em tecnologias para impulsionar os seus negócios.

Safratec Cocamar 2018

Dias 24 e 25 de janeiro

Das 8 às 16h30

Unidade de Difusão de Tecnologias (UDT) em Floresta, ao lado da PR-317

Ação social: os visitantes são convidados a doarem, na entrada, um item de higiene pessoal, que será distribuído para entidades assistenciais