Notícias

Voltar

Especialista em solos se soma ao esforço para o aumento da produtividade

08.02.2018

Consultor em solos participará das viagens do Rally Cocamar de Produtividade, na região da cooperativa

Aos 24 anos, o engenheiro agrônomo e pesquisador João Paulo de Sá Dantas, graduado em 2015 pela Esalq/USP, conquistou rapidamente seu espaço no agronegócio brasileiro e um prestígio que só faz aumentar. Com mestrado e especialização em solos, Dantas é consultor da Bayer e de um leque de produtores pelo país, mantendo uma extensa agenda de viagens. Ainda em 2015, ele prestou assistência à produtora paulista Elizana Baldissera, campeã da região Sudeste no Concurso de Máxima Produtividade promovido pelo Comitê Estratégico Soja Brasil (Cesb), que obteve a marca de 122,9 sacas/hectare.

NA REGIÃO - Nos próximos meses, Dantas estará realizando um trabalho na região da Cocamar, com o acompanhamento da gerência técnica da cooperativa e participando de viagens do Rally Cocamar Bayer e Spraytec de Produtividade, para analisar solos em diversas regiões e realizar estudos que visam a apontar sugestões para a solução de problemas que dificultam o aumento da produtividade. Ele é também um dos dirigentes da Datafarm, empresa especializada em gestão de solos.

O especialista explica que será executado um minucioso trabalho de levantamento das condições do solo. Segundo ele, partindo do princípio de que a Cocamar quer incentivar seus produtores a atingirem o patamar de 100 sacas de soja por hectare, “é preciso entender os caminhos de como chegar lá”. Para isso, Dantas participará de um levantamento que será executado com profundidade do solo de até 1 metro, com amplo detalhamento físico, químico e biológico, em propriedades de cooperados indicados pela cooperativa. Ele terá em mãos, também, um histórico climático dos últimos 30 anos e das janelas de semeadura. As amostras serão coletadas e analisadas cientificamente em São Paulo.

A primeira etapa do trabalho será no período de 27 de fevereiro a 2 de março.