Notícias

Voltar

Cocamar gera mais de 600 empregos temporários

21.02.2018

A Cocamar Cooperativa Agroindustrial está em pleno período de contratação de trabalhadores temporários em Maringá e dezenas de municípios onde mantém unidades operacionais para o recebimento da safra de soja.

É o momento em que pessoas, geralmente sem uma qualificação profissional, aproveitam para preencher as mais de 600 vagas que estão sendo oferecidas pela cooperativa, para serviços gerais. A colheita já está começando e os trabalhos se intensificam no final de fevereiro e avançam pelo mês de março. Em algumas regiões, prolongam-se até abril.

REFORÇO NO ORÇAMENTO - De acordo com Wauir Fernandes, gerente da Employer, empresa especializada na contratação de mão de obra para a cooperativa, a quantidade de trabalhadores varia conforme a demanda das unidades operacionais em cada município e, geralmente, são pessoas que, em parte, já prestaram esse serviço sazonal em anos anteriores. “É o momento para quem está fora do mercado do trabalho de reforçar o orçamento em casa”, afirma.

ESPERANDO - No município de São Jorge do Ivaí, a 50 quilômetros de Maringá, estão sendo ofertadas 40 vagas e o gerente da unidade local, Frederico João Altrão, diz que muitos trabalhadores já ficam aguardando pela safra de verão e também pela contratação temporária no inverno, quando o número de postos gerados é maior. Em São Jorge, foram 55 contratações no inverno passado, quantidade que deve ser mantida neste ano.



SERVIÇOS - O gerente explica que o pessoal é absorvido em trabalhos operacionais na balança, na classificação, nos tombadores, no pátio e outras áreas. Entre esses sazonais, pelo menos 15% são mulheres, muitas delas donas de casa que deixam as ocupações em seus lares por algumas semanas para aproveitar a chance de faturar um extra.

OPORTUNIDADE - “Trata-se de uma oportunidade para eles e também para a cooperativa”, observa Altrão, explicando que a equipe de colaboradores geralmente fica atenta àqueles que se destacam pelo seu comprometimento. “Essas pessoas poderão ser convidadas, posteriormente, assim como acontece quase todos os anos, tão logo surja uma vaga no escritório, por exemplo, e desenvolver uma promissora carreira profissional”.