Notícias

Voltar

ILPF é realidade no oeste paulista

28.02.2018

Cultivo da oleaginosa em sistema de ILPF avança em municípios do pontal do Paranapanema onde a Fazenda Campina, na região de Presidente Prudente, é a principal vitrine

O cultivo de soja em reforma de pastagens é uma realidade no oeste paulista, conforme o Rally Cocamar Bayer e Spraytec de Produtividade teve a oportunidade de constatar. Nos últimos anos, modelos de integração lavoura-pecuária (ILP) e integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) avançaram em muitos municípios e a tendência é que essa expansão continue em ritmo acelerado.

REUNIÃO E DIA DE CAMPO - A integração foi o tema da Reunião Técnica promovida na noite da última quinta-feira (22) na Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) em Presidente Prudente (SP). Pelo quinto ano consecutivo, a iniciativa é da instituição, em parceria com a Cocamar e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Cerrados) e o apoio do Grupo Carlos Viacava. Vários especialistas prestigiaram o evento, entre eles João Klutchcouski, o João K da Embrapa Cerrados, considerado o pai da ILPF no Brasil.

Na manhã de sexta-feira (23), os mais de 400 participantes do evento deslocaram-se até a Fazenda Campina, do Grupo Carlos Viacava, em Caiuás, a 90 quilômetros de Presidente Prudente, onde a ILPF é implementada desde 2013.

OPORTUNIDADE - Convidado especial, o presidente do Conselho de Administração da Cocamar, Luiz Lourenço, palestrou tanto na Reunião Técnica quanto na abertura do dia de campo. Na Reunião, ele destacou a oportunidade que a integração oferece para novos profissionais de cursos como engenharia agronômica e zootecnia (era grande, no evento, a presença de acadêmicos dessas áreas). “Está sendo gerada uma enorme quantidade de empregos”, afirmou Lourenço, destacando que o país já conta com mais de 11,5 milhões de hectares de sistemas integrados e as propriedades precisam ser orientadas por profissionais bem preparados. “A ILPF é dinâmica e exige a formação de técnicos especializados”, comentou, explicando que a Cocamar tem investido em treinamentos e na constante atualização de sua equipe de mais de 100 engenheiros agrônomos.

FAZER DIREITO - Na abertura do dia de campo, Luiz Lourenço ressaltou aos produtores a necessidade da adoção de projetos bem conduzidos. “A Cocamar está pronta para prestar toda assistência necessária aos produtores e pecuaristas interessados, desde que eles façam tudo como tem que ser feito e sigam rigorosamente o que for recomendado”. O presidente informou que para oferecer ainda mais suporte ao recebimento de grãos nas proximidades de Presidente Prudente, a cooperativa está estruturando uma unidade operacional no município de Mirante do Paranapanema, que deve ficar pronta nos próximos meses.

Por fim, Lourenço destacou que a Cocamar se instalou na região de Presidente Prudente “para fazer cooperativismo com muito entusiasmo” e que os projetos de ILP e ILPF, em contínua expansão, tendem a “promover uma revolução na agropecuária”, beneficiando os produtores e ajudando no desenvolvimento econômico regional.

O Rally Cocamar Bayer e Spraytec de Produtividade conta com o patrocínio, também, da Ford (concessionárias Maringá e Londrina), Sancor Seguros e Unicampo, com o apoio do Comitê Estratégico Soja Brasil (Cesb).