Notícias

Voltar

Colheita na reta final

15.03.2018

Produtividade média é levemente inferior à do ano passado

Faltando menos de 20% para o término da colheita de soja na região da Cocamar, a expectativa é que os trabalhos sejam concluídos nos próximos dias, favorecidos pelo tempo firme.

Até o último domingo (11), conforme relatório do departamento técnico da cooperativa, 76% da safra estavam colhidos na média de todas as regiões atendidas – norte e noroeste do Paraná, oeste de São Paulo e leste do Mato Grosso do Sul.

VARIAÇÃO - A operação de colheita se encontra mais adiantada no noroeste paranaense, que compreende também o entorno de Maringá: até domingo, 92% estavam concluídos. Já na região de Londrina, de ciclo normalmente mais tardio, 68% dos grãos já haviam sido recolhidos aos armazéns e, no Mato Grosso do Sul e São Paulo os índices eram, respectivamente, de 65% e 66%.

PRODUTIVIDADE - Por causa dos problemas climáticos enfrentados durante o ciclo da lavoura, como estiagem e baixas temperaturas na fase inicial, e chuvas em excesso na reta final de desenvolvimento, a produtividade acabou sendo mais prejudicada na região norte, centralizada por Londrina.

No geral, a média se situa em 3.150 quilos por hectare (127/alqueire), contra 3.200 quilos/hectare (129/alqueire) do ano anterior, conforme informações da área técnica.

Os municípios que mais se destacam em produtividade média até agora são Rolândia (3.618 quilos/hectare), Paiçandu (3.556), Ourizona (3.470), Japurá (3.450) e Arapongas (3.447).