Notícias

Voltar

Cocamar investe em energia fotovoltaica

06.06.2018

Pioneira na produção de energia renovável em seu parque industrial na cidade de Maringá (PR), a partir da biomassa, a Cocamar está desenvolvendo vários outros projetos na área para se tornar cada vez mais sustentável.

A boa notícia é que a cooperativa está colocando em operação sistemas equipados com módulos fotovoltaicos para a geração de energia elétrica em suas unidades operacionais. Começou por Paranavaí e Icaraíma, noroeste do Estado, e inclui a Unidade de Difusão de Tecnologias (UDT) em Floresta, região de Maringá. O objetivo, nos próximos meses é ampliar o investimento e dotar outras 11 unidades com módulos fotovoltaicos, conforme explica Lázaro Pinheiro Domiciano, gerente de Logística Integrada e Suprimentos da Cocamar.

COGERAÇÃO - Investir em fontes alternativas renováveis de energia é uma política da cooperativa, que começou a ser adotada em 2009 quando colocou em funcionamento a usina de cogeração de energia elétrica com capacidade de 13 megawatts (MW) e que pode atender praticamente toda a demanda de suas 11 plantas industriais.

CAPACIDADE - Icaraíma e a UDT em Floresta receberam, respectivamente, 75 e 48 módulos fotovoltaicos, que têm capacidade para suprir 100% da demanda por energia elétrica de suas instalações, enquanto Paranavaí foi servida de 78 módulos para atender 80% do consumo. Quando as outras 11 unidades forem equipadas, poderão fazer frente a um consumo equivalente a 250 casas de 200 quilowatts cada.