Notícias

Voltar

Cocamar celebra o cooperativismo

04.07.2018

Em comemoração à Semana do Cooperativismo, a Cocamar Cooperativa Agroindustrial irá publicar a cada dia, do dia (2/7), segunda-feira até sexta-feira (6/7), uma matéria sobre tema relacionado às suas atividades.

O Dia Internacional do Cooperativismo é celebrado hoje, quarta-feira. A data varia, pois se o primeiro sábado do mês ocorrer antes do dia 4, a comemoração geralmente se concentra naquele dia.

MODELO DE NEGÓCIOS – Sob o ponto de vista de que uma cooperativa consegue operar como uma empresa, mas nenhuma empresa mercantil tem condições de oferecer aos produtores o mesmo que uma cooperativa, a Cocamar desenvolve os seus negócios nas regiões noroeste e norte do Paraná, oeste de São Paulo e leste do Mato Grosso do Sul. São mais de 65 unidades operacionais que prestam atendimento a cerca de 14,5 mil produtores cooperados, os quais se dedicam ao cultivo de grãos (soja, milho e trigo), café, laranja, pecuária de corte e outros negócios.

O principal diferencial da cooperativa perante às empresas é o fato de estar voltada basicamente à melhoria de renda dos produtores e o retorno, a eles, dos seus resultados. “O cooperativismo tem compromisso com o desenvolvimento regional, onde espalha suas raízes”, afirma o presidente Divanir Higino. Enquanto as empresas têm foco na própria rentabilidade – que remunera o capital dos investidores – a cooperativa existe para que os cooperados ganhem mais dinheiro, seja por meio da prática de preços justos tanto na venda de suas safras quanto na aquisição de insumos, assim como também no engajamento de todos para que se tornem mais produtivos em seus negócios. Em geral, o entreposto da cooperativa é a maior empresa da cidade.

CONHECIMENTOS E TECNOLOGIAS - A luta pelo aumento da produtividade das lavouras é permanente na Cocamar. Para isso, a cooperativa faz algo que nenhuma outra empresa realiza: a constante transferência de conhecimentos e tecnologias por meio de centenas de eventos técnicos promovidos ao longo do ano, em que eles têm contato com especialistas, inovações e informações em geral para aprimorar as suas médias. “A cooperativa sintetiza a prática do compartilhamento, entre os cooperados, de todas as suas ações”, explica o vice-presidente José Cícero Aderaldo. “Se a palavra compartilhar está hoje em moda, isto é praticado desde sempre no cooperativismo”, acrescenta, mencionando que os cooperados compartilham as estruturas comuns (armazéns, por exemplo) e são donos de tudo o que a cooperativa possui.

A segurança é também outra palavra que se identifica à Cocamar: nos últimos anos, tem aumentado gradativamente os volumes que permanecem armazenados nos armazéns da cooperativa, após a colheita das safras. Isto demonstra que mesmo os de pequeno e médio portes conseguem sobreviver à sombra da organização.

AÇÃO SOLIDÁRIA – A comemoração do Dia Internacional do Cooperativismo começou no sábado (30/6) com a realização do Dia de Cooperar, em que mais de 600 colaboradores voluntários da Cocamar e outras cooperativas de Maringá reuniram-se na Associação Cocamar para produzir 23 mil fraldas geriátricas, destinadas a entidades do município.