Notícias

Voltar

A Cocamar é mãe de outras cooperativas

05.07.2018

Nesta semana do cooperativismo, em que está sendo publicada a cada dia uma matéria sobre um tema relacionado ao sistema, abordaremos hoje sobre uma curiosidade que nem todos sabem a respeito da Cocamar: mãe de várias outras cooperativas.

Fundada há 55 anos, ela não apenas serviu de referência para outras corporações agropecuárias do setor, como tomou iniciativas que disseminaram a semente da cooperação, fazendo surgir entidades também em outros ramos.

UNIMED - Em 1982, a Cocamar foi uma das principais incentivadoras para que a classe médica da cidade se organizasse em torno de uma cooperativa. O modelo foi a Unimed Londrina, uma das primeiras do Paraná. Deu certo e hoje a Unimed Maringá é a terceira maior em seu segmento no Estado, com mais de 160 mil clientes.

SICREDI - Três anos depois, em 1985, seguindo uma orientação da Ocepar a todo o cooperativismo de produção do Paraná, a Cocamar fundava a Cooperativa de Crédito Rural de Maringá Ltda (Credimar). Eram só 26 associados quando de sua organização e um único colaborador. Com o passar dos anos, a Credimar se fortaleceu e, em 1998, passou a ser a Sicredi Maringá. Tal semente encontrou solo tão fértil que, hoje em dia, a atual Sicredi União – fruto da junção com outras cooperativas – se posiciona entre as 5 maiores em seu setor no Brasil, reunindo mais de 100 mil associados e com unidades de atendimento que se espalham pelo Paraná e o interior de São Paulo.

UNICAMPO - Como resultado da sua política de terceirização de serviços, no ano de 1992 a Cocamar incentiva profissionais de sua área técnica a fundarem uma cooperativa de profissionais e prestar a ela os seus serviços. A ideia, que parecia arrojada demais, demorou alguns anos até ganhar forma. O fruto dessa iniciativa é a Unicampo, cooperativa parceira da Cocamar na disseminação de tecnologias e informações técnicas aos cooperados. Com mais de 1,5 mil associados ativos, a Unicampo mantém operação em 22 Estados, contribuindo para fortalecer e valorizar a classe agronômica.

PLURICOOP - Finalmente, a Pluricoop, caçula do cooperativismo paranaense, fundada no ano de 2015 em Maringá, agrega, com sua proposta sem similar, profissionais especializados em diversas áreas cooperativistas. A maioria de seus associados é formada por ex-colaboradores da Cocamar que, em suas especialidades, prestam serviços a várias outras cooperativas do Paraná.

Os livros que resgatam a história da Unimed, Sicredi e Unicampo prestam reconhecimento à Cocamar.