Notícias

Voltar

Coplana, de cana-de-açúcar, visita a Cocamar

06.08.2018

Um grupo de 19 representantes da Coplana Cooperativa Agroindustrial, com sede em Guariba/SP, visitaram o Complexo Industrial da Cocamar, em Maringá, na última quarta-feira (01/08). O grupo foi recepcionado no Auditório Central pelo presidente da Cocamar, Divanir Higino, pelo superintendente administrativo e financeiro, Alair Zago, pelo gerente de cooperativismo, João Sadao e pelo coordenador técnico de culturas anuais, Emerson Nunes.

A Coplana, que também tem 55 anos de existência e por um dia de diferença não foi fundada na mesma data que a Cocamar, veio observar as instalações físicas, o modelo de negócios e a gestão por processos que a Cocamar adota. "O cooperativismo é o que nos move. Quando nós paramos para analisar, numerosas cooperativas surgiram na mesma época, em meados da década de 60", destacou Divanir Higino. Além disso, Higino também lembrou da importância da intercooperação. "O que importa é mantermos o espírito cooperativista e colaborarmos uns com os outros por um bem maior: o nosso cooperado."

Após conhecerem o método de trabalho, as frentes de negócios e a gestão da Cocamar, foi hora de conhecer o Complexo Industrial, as instalações da Unidade Maringá, do Shopping Cocamar e demais áreas.

"Compartilhar experiência e conhecer outras culturas, outras cooperativas e novos meios de trabalho é essencial para a essência do cooperativismo. Receber os representantes da Coplana reforça a disposição que a Cocamar tem em apresentar um modelo de trabalho que funciona tão bem e mantém a cooperativa viva por décadas", destacou João Sadao.