Notícias

Voltar

Reconhecimento aos pioneiros e profissionais

31.08.2018

Em evento programado para o dia 25/09 no seu parque industrial em Maringá (PR), a Cocamar vai prestar reconhecimento a um grupo de pioneiros e profissionais que, ao longo das décadas, participou de sua história. Às 17h, após solenidade no salão social da Associação Cocamar, eles participam do plantio de árvores de espécies nativas na Avenida Constâncio Pereira Dias.

FUNDADOR - Mais de 55 anos desde o início da cooperativa em 1963, um dos fundadores está entre os homenageados: o ex-cooperado Benedito Lara. Conhecido como Neno, Lara, de 90 anos, morador em Bauru (SP), ele foi também diretor-secretário na gestão comandada pelo primeiro presidente Arthur Braga Rodrigues Pires, entre 1963 e 1965. Sem visão há muitos anos, ele se encontra em boas condições de saúde e com disposição para viajar, segundo seus familiares.

HISTÓRICO - O engenheiro civil gaúcho Fernando Craidy, que projetou os primeiros armazéns graneleiros e diversas outras estruturas operacionais da Cocamar, também está entre eles. Craidy é personagem da história da soja no Brasil, tendo participado da construção dos primeiros armazéns que viabilizaram o seu cultivo pelo Rio Grande do Sul, o berço da cultura no Brasil nos anos 1950/1960.

MAIS - Os engenheiros Reinaldo Dias Moraes e Silva e Ivan Petri, que igualmente projetaram estruturas no parque industrial, também vão receber homenagem, a exemplo do ex-governador Jayme Canet Júnior (em memória), representado pelo filho Jayme Canet Neto. Além deles, constam da lista o ex-presidente José Fernandes Jardim Júnior, o desembargador Cássio Colombo Filho e o ex-colaborador Reynaldo Costa.

ACERVO - Falecido em junho, Reynaldo Costa foi pioneiro da cidade, designer, artista plástico e gráfico, tendo se dedicado por cerca de 30 anos à organização do Acervo Histórico Cocamar, tornando-o um dos maiores e mais completos do cooperativismo brasileiro.