Notícias

Voltar

De tão boa, a carne desmancha na boca

31.08.2018

Assim é a posta branca ao molho que leva suco de laranja, uma receita que a família, para alegria geral, não deixa de preparar em ocasiões especiais

A família de Durvalino e Elvira Pizzani vive na cidade em Japurá, região de Cianorte, mas nunca deixou de manter criações e cultivos no sítio, para consumo próprio. Tradicionais produtores de soja e milho, eles preservam assim uma saudável tradição que hoje é privilégio de poucos.

Aos hábitos de origem italiana do marido juntaram-se os conhecimentos herdados por Elvira, que tem sangue espanhol e romeno. Casados em 1967, ela e Durvalino completaram 50 anos de união no ano passado e, como não poderia deixar de ser, as reuniões com os 5 filhos, 2 netos e demais familiares são sempre muito alegres. Nessas ocasiões, há um prato que não pode faltar e só de falar deixa o pessoal com água na boca: posta branca bovina preparada ao molho com suco de laranja. De tão bom, a carne fica desmanchando.

Foi essa delícia que Elvira inscreveu no Chefs do Campo 2018: a receita chamou a atenção da equipe organizadora e foi selecionada entre as 15 semifinalistas, de um total de 148. Elvira conta que o prato foi trazido para a família por iniciativa da filha Margarete, que mora em Curitiba. “Fizemos uma vez, todo mundo aprovou e, a partir daí, fazemos sempre”, relata.

Família pioneira

A família de Durvalino chegou a Japurá em 1962, vinda de Cambé, animada com a expectativa de progredir na cafeicultura. Mas com a geada negra de 1975, que devastou os cafezais, eles prestaram atenção em um cultivo que prometia mais futuro: a soja. E como a Cocamar estava inaugurando uma unidade de recebimento do grão em Jussara, a 50km, não tiveram dúvida. Desde então, eles são associados da cooperativa, que na década de 1980 instalou uma estrutura em Japurá.

Durvalino conta que frequenta os dias de campo promovidos pela Cocamar, onde tem acesso a novas tecnologias, para o aprimoramento dos negócios. E que costuma, também, tomar as principais decisões em família, ouvindo a esposa e os filhos.

Com a soja, aliás, Elvira aprendeu a preparar uma farofa irresistível, numa receita que leva calabresa e temperos diversos. E tem também uma variedade de pães, igualmente muito requisitados.

Paulista de Quatá (SP), ela aprendeu a cozinhar cedo, preparando muitas guloseimas para aproveitar as carnes de frango e porco, mandioca, ovos, frutas, legumes etc. Quando seus pais trouxeram a família para o Paraná, eles viveram por uns tempos perto de Ivatuba, região de Maringá, fixando-se depois em Japurá. “A gente produzia quase tudo no sítio, comprava pouca coisa da cidade”, lembra.


POSTA BRANCA

COM LARANJA

INGREDIENTES

- 2 kg de posta branca cortada em pedaços na espessura de 1cm cada (dá para 10 pessoas)

- 4 cebolas bem picadas

- 5 tomates sem pelo, bem picados

- 2 caixas de creme de leite

- 1 lata de milho verde

- suco de laranja espremido na hora (veja modo de fazer)

- mussarela (veja modo de fazer)

- farinha de trigo só para engrossar um pouco o caldo

- sal a gosto

- óleo ou banha de porco


MODO DE FAZER

- Fritar a carne em óleo ou na banha de porco numa panela de pressão e, quando estiver frita, tirar e reservar;

- deixar só um pouco da banha no fundo da panela, para refogar a cebola; acrescentar também o tomate;

- quando estiver refogado, volte com a carne na panela e despeje suco de laranja em quantidade suficiente para cobrir a carne, acrescentando um pouquinho de sal (à gosto);

- cozinhar por uns 6 minutos e verificar se a carne está realmente macia. Se estiver no ponto, acrescente o milho verde e ferva por mais 2 minutos;

- retire a carne da panela e coloque-a numa travessa;

- ao caldo quente que ficou na panela, despeje uma pitada de farinha de trigo, só para engrossar um pouquinho. Acrescente o creme de leite, mexa bem e coloque uma quantidade do caldo em cima da carne, deixando um pouco para temperar o macarrão que servirá de acompanhamento;

- sobre os pedaços de carne, deposite a mussarela cortada em tiras.

- por fim, é só levar ao forno para uma chegada rápida, de alguns minutos, apenas para derreter a mussarela. A carne está pronta para servir.


ACOMPANHAMENTO

- Esse prato pode ser acompanhado de qualquer tipo de massa, como espaguete, nhoque e outra (não se esqueça de temperá-la com o restante do caldo que ficou na panela);

- se quiser, pode incluir na mesa, ainda, um arroz branco e uma salada.