Notícias

Voltar

A receita antiga que é insuperável

15.09.2018

Para a família, a melhor pedida é sempre a tradicionalíssima polenta de milho verde com frango caipira e quiabo

“Meu sítio, meu paraíso”: o título da velha canção é bem apropriado para o lugar em Sabáudia (PR), o Quilômetro 21, onde a produtora Creuza Fontoura reside com o marido Auloir. Eles têm um filho e duas filhas que vivem na cidade e já lhes deram seis netos. Só Adeilson continua trabalhando com os pais e diz não querer outra vida. Não é para menos: o Sítio São José, da família D’Agostini, que é para quem os Fontoura prestam seus serviços, sugere mesmo um pedacinho do céu. Ao redor da casa há um jardim vistoso e colorido, um amplo quintal com criações, o frescor da sombra de um enorme bambuzal e uma horta diversificada que inclui estufas de tomates. Não bastasse tudo isso, Creuza ainda se esmera em preparar uma variedade de pratos salgados e doces em sua aconchegante cozinha, utilizando ingredientes e temperos que ela mesma produz.

Descendente de italianos e espanhóis e nascida em Guaíra (SP), a produtora conta ter aprimorado os segredos do forno e fogão com a sogra Eneide e a avó Virgília, sendo que a culinária em casa tem também um toque capixaba, de parte do marido, com quem está casada desde 1975. A mãe dela, Ana, era mais inclinada à doceria, transferindo à filha os conhecimentos de como elaborar guloseimas como pé-de-moleque, paçoca, doce de leite, figo em calda e mamão enroladinho, entre tantos outros, aproveitando abóboras e frutas em geral. Certa vez, Creuza produziu seus doces para uma festa na cidade e, depois disso, passou a receber tantas encomendas que precisa se desdobrar para dar conta.

Ela traz a experiência de ter conhecido bem os tempos em que ainda não havia geladeira e, por isso, conservava a carne de porco em lata de banha e, com o milho verde, fazia de tudo, inclusive a polenta servida com frango caipira e quiabo, regada a queijo ralado, uma receita das mais antigas em sua família, que se mantém sempre atual. “É como fazer um cural, basta colocar os temperos, o sal e está pronta a polenta”, explica Creuza, acrescentando que no frango costuma utilizar salsinha, cebolinha e colorau. “Esse é o nosso prato preferido”, afirma Auloir, com a concordância de Adeilson. Há muitas outras receitas mais sofisticadas, mas essa, para eles, é insuperável, especialmente porque, segundo a produtora, tudo o que ela faz “é com muito amor”.


POLENTA DE MILHO VERDE COM

FRANGO CAIPIRA E QUIABO


INGREDIENTES

- 1 dúzia de milho espigas de milho verde;

- 1 colher de sal;

- 2 colheres de óleo Cocamar;

- 1 colher de manteiga;

- 3 dentes de alho.


MODO DE FAZER

Retirar o milho verde das espigas, bater no liquidificador e coar. Numa panela, refogar o alho em óleo, juntar a manteiga e depois o caldo do milho e cozinhar até engrossar em forma de polenta.

INGREDIENTES/FRANGO

- 1 frango caipira picado;

- óleo Cocamar;

- sal a gosto

- 3 dentes de alho

- salsinha e cebolinha a gosto;

- uma pitada de colorau;

- fazer a massa de tomate com 3 unidades bem vermelhas, tirando sementes e pele e cozinhar até se tornar polpa.


MODO DE FAZER

Numa panela, fritar o alho em óleo, acrescentar o frango temperado, os demais ingredientes a gosto e refogar bem. Acrescentar a massa de tomate ao frango refogado.

QUIABO

Com meio quilo de quiabo cortado em rodelas, refogar no óleo com tempero a gosto, acrescentando o molho de tomate caseiro.

Por fim, é só servir a polenta com frango em molho e o quiabo igualmente em molho e, se quiser, coloque por cima uma pequena porção de queijo ralado (muçarela).