Notícias

Voltar

Reconhecimento a pioneiros é na próxima semana

19.09.2018

Na próxima semana, em evento programado para terça-feira (dia 25/9), no seu parque industrial em Maringá (PR), a Cocamar vai homenagear um grupo de pioneiros e profissionais com participação importante em sua história. Às 17h, após solenidade no salão social da Associação Cocamar, eles irão fazer o plantio de árvores de espécies nativas na Avenida Constâncio Pereira Dias.

FUNDADOR - Mais de 55 anos desde o início da cooperativa em 1963, um dos fundadores está entre os homenageados: o ex-cooperado Benedito Lara. Conhecido como Neno, Lara, de 90 anos, morador em Bauru (SP), foi também diretor-secretário na gestão comandada pelo primeiro presidente Arthur Braga Rodrigues Pires, entre 1963 e 1965. Sem visão há muitos anos, ele se encontra, segundo seus familiares, em boas condições de saúde e com disposição para viajar.

HISTÓRICO - O engenheiro civil gaúcho Fernando Craidy, que projetou os primeiros armazéns graneleiros e várias outras estruturas operacionais da Cocamar, também está entre eles. Craidy é personagem da própria história da soja no Brasil, tendo participado da construção dos primeiros armazéns que viabilizaram o seu cultivo pelo Rio Grande do Sul, o berço da cultura no Brasil, nos anos 1950/1960.

MAIS - Os engenheiros Reinaldo Dias Moraes e Silva e Ivan Petri, que igualmente projetaram estruturas no parque industrial, também vão receber homenagem, a exemplo do ex-governador Jayme Canet Júnior (em memória), representado pelo filho Jayme Canet Neto. Além deles, constam da lista o ex-presidente José Fernandes Jardim Júnior, o desembargador Cássio Colombo Filho e o ex-colaborador Reynaldo Costa.

ACERVO - Falecido em junho, Reynaldo Costa foi pioneiro da cidade, designer, artista plástico e gráfico, tendo se dedicado por cerca de 30 anos à organização do Acervo Histórico Cocamar, fazendo dele um dos maiores e mais completos do cooperativismo brasileiro.