Notícias

Voltar

Tecnologia amplia segurança entre colaboradores

21.09.2018

Principal ferramenta para o aperfeiçoamento dos sistemas de trabalho, a tecnologia é utilizada na Cocamar Cooperativa Agroindustrial com um valor do qual ela não abre mão: a sintonia com a segurança.

ONSAFETY - Para alcançar maior eficácia nesse sentido, foi desenvolvido um aplicativo que está sendo empregado pela gestão ocupacional para facilitar o trabalho dos técnicos de segurança do trabalho no interior da administração central, complexo industrial e unidades operacionais. Trata-se da OnSafety, uma plataforma capaz de registrar uma eventual irregularidade em equipamentos, estruturas e procedimentos de segurança.

NORMA - O sistema retém na nuvem as informações que não correspondem aos protocolos e padrões adotados. Assim, havendo riscos para a segurança dos colaboradores, o técnico é imediatamente acionado. Ao mesmo tempo, a norma regulamentadora é pesquisada pela plataforma, informando o montante que a cooperativa teria que desembolsar em uma eventual penalidade caso fosse auditada pelo Ministério do Trabalho.

SOLUÇÃO - Além de registrar a entrega e o vencimento dos equipamentos de proteção individuais (EPIs) aos colaboradores, a plataforma ainda possibilita desenvolver um plano de ação para solucionar o problema.

GASES - Por outro lado, ainda aliando tecnologia e segurança no ambiente de trabalho, uma empresa parceira da cooperativa, a Industrial Scientific, desenvolveu o iNet, um aplicativo destinado a detectar gases que possam oferecer riscos em espaços confinados. A plataforma monitora a mecânica dos gases utilizados por colaboradores nesses ambientes. A cada semana, os aparelhos são avaliados pelo iNet e, caso um dos detectores apresente um problema mecânico na calibração, por exemplo, a própria plataforma o substitui por um novo em até 48 horas.