Notícias

Voltar

Alunos da UEM participam de projeto da Cocamar

28.09.2018

A proposta é fomentar a criatividade entre graduandos de Engenharia de Alimentos para idealizarem novos itens a partir de ingredientes produzidos pelos cooperados

Imagine uma novidade em matéria de bebida, no portfólio de varejo da Cocamar, que venha direto do campus. Não, não houve erro de digitação. É direto do campus mesmo: no caso o campus da Universidade Estadual de Maringá (UEM), mais precisamente do curso de Engenharia de Alimentos.

A Cocamar, numa iniciativa para estreitar ainda mais o relacionamento com a instituição, decidiu desafiar os graduandos do curso a desenvolverem uma bebida vegetal a partir de matérias-primas comuns produzidas pelos cooperados da cooperativa.

GRANDE INTERESSE - O desafio, que ganhou o nome de Direto do Campus, empolgou os universitários, que têm até o dia 28 deste mês para inscreverem suas ideias. A reação deles foi tão positiva que, segundo a assistente de pesquisa e desenvolvimento da Cocamar, Rammza Kalache, houve o interesse de estudantes também de outros cursos da UEM e até mesmo de outras universidades.

COMO VAI SER - Os alunos vão receber uma caixa com os ingredientes em que pelo menos um deles deve ser utilizado como base para o novo produto – que pode ser uma bebida vegetal, um néctar ou um fermentado não alcoólico. As sugestões vão ser analisadas por uma banca multidisciplinar da cooperativa e os autores dos projetos aprovados irão apresentá-los para uma análise sensorial. Por fim, na etapa conclusiva, os escolhidos devem demonstrar o produto pronto, incluindo sugestão de embalagem, tabela nutricional, apelos, lista de ingredientes e tudo mais o que uma embalagem de alimentos requer.


PRÊMIO - A equipe classificada em primeiro lugar – formada no máximo por três alunos – terá direito a um mês de estágio na cooperativa e a um curso em Lean Six Sigma com certificação de horas.

Rammza Kalache completa dizendo que esse projeto será realizado mais periodicamente, a partir de agora, “fomentando a criatividade e revelando muitos talentos entre os universitários”.