Notícias

Voltar

Saboroso e prático, o prato que é imbatível

03.10.2018

Em Alvorada do Sul, a carne de panela com batata é a preferência da família para saborear em casa, com os amigos, ou levar para a roça

Em sua chácara com vista para a represa, no município de Alvorada do Sul, região de Londrina (PR), o casal Manoel e Ivonete Gameiro costuma receber os amigos para preparar pratos que, só de falar, dão água na boca: leitoa recheada, porco no tacho, costela assada em papel alumínio, feijoada e rabada, sem esquecer, é claro, da famosa carne de panela com batata, uma das marcas registradas da produtora.

Segundo Ivonete, que é filha de pai sergipano e mãe baiana, trata-se de uma comida simples, mas que agrada em cheio ao paladar de seus familiares, em especial. “É o que o pessoal pede sempre e gosta, também, de levar para a roça”, conta.

A maciez do músculo bovino e a sua combinação com batata cozida, acompanhados de arroz branco, feijão, salada e farofa temperada, tornam essa iguaria imbatível e das mais tradicionais entre os produtores, que a apreciam desde os tempos do café. Foi para trabalhar com essa cultura, aliás, que os pais de Ivonete deixaram o Nordeste rumo ao Paraná e aqui fincaram raízes.

MANÉ - Ivonete explica que uma pequena parte do músculo é separada para cozinhar com feijão, para alegria do marido. Eles estão casados desde 1982, têm três filhos e há 34 anos possuem a chácara, onde mantêm pomar e aves. O próximo passo, segundo ela, é a criação de carneiros. Manoel, que todos chamam de Mané, é cooperado da Cocamar desde o início dos anos 1990, tem habilidade para lidar com madeira – elaborando móveis rústicos, entre elas uma mesa maciça onde foi servido o almoço - e diz gostar de tudo que a esposa prepara, sobretudo o macarrão à alho e óleo, os doces (entre os quais mamão, abóbora e banana) e pudim de leite. Sempre por perto, a nora Jaqueline, esposa de seu filho Rafael e mãe de Marco Antônio,de 7 anos, o único neto, a ajuda no preparo das guloseimas. E, rotineiramente, Mané e Ivonete embarcam na caminhonete equipada com caixas de som na carroceria e passeiam pela região, ouvindo música e aproveitando a vida.

A produtora, integrante do núcleo feminino em sua cidade, que gosta de ler de tudo e também de fazer crochê, ensina a elaborar o apetitoso prato.


CARNE DE PANELA COM BATATA


INGREDIENTES

- 2 kg de carne (músculo, de preferência, bem limpa de nervuras);

- 4 batatas médias, cortadas em cubinhos, sem cascas;

- 4 dentes de alho;

- 1 colher (rasa) de sopa de colorau;

- óleo de soja para cozinhar ou banha de porco;

- 1 colher rasa de açúcar;

- sal a gosto;

- salsinha a gosto;

- água quente para cobrir a carne na panela;

- 1 limão;

- cebolinha.


MODO DE FAZER


Com alho macetado e o suco do limão, tempere a carne já cortada em pequenos pedaços, reservando-a em uma vasilha.

Na panela de pressão, com óleo ou banha, coloque o açúcar para derreter. Quando formar o caldo, despeje a carne e mexa bem. Assim que fritar, acrescente o colorau e a salsinha. Chegou a hora de incorporar a água quente à receita, cobrindo a carne. Assim que fizer isso, feche a panela e cozinhe na pressão por 20 ou 30 minutos. Ao destampar, você observará que a carne vai ficar muito macia e saborosa.

A batata, que estava numa outra vasilha, com água e cebolinha, irá agora para a panela. Tampe e cozinhe na pressão por mais 5 minutos, aproximadamente. Passado esse tempo, o prato estará pronto para ser servido. Bom apetite!