Notícias

Voltar

Festival de Sabores celebra diversidade cultural

16.10.2018

Da tradicionalíssima polenta com frango ao assado bovino, passando por duas versões de carne de porco, ao sofisticado bacalhau, a 3ª edição do Festival de Sabores Chefs do Campo Cocamar 2018 sintetiza bem a diversidade cultural do norte e noroeste do Paraná.

RECORDE - Com 148 receitas inscritas este ano - um recorde - o Festival é restrito à participação de produtoras (cooperadas ou esposas de cooperados) que integram os 30 núcleos femininos mantidos pela cooperativa. O concurso foi lançado em maio durante o Encontro Anual do Núcleo Feminino, em Maringá, e teve as 5 vencedoras escolhidas no início de outubro entre 15 receitas semifinalistas. O patrocínio é da empresa Estratégia Ambiental, com o apoio da Sancor Seguros.

SEM IGUAL - Quando se fala em polenta, desconsidere o sabor típico do prato que era muito comum entre as famílias de origem italiana no período do desbravamento regional. Creuza Fontoura, de Sabáudia, faz a sua com milho verde, ainda mais saboroso, acompanhada de pedaços de frango caipira, quiabo e muçarela ralada por cima.

ENCANTOS - As duas receitas de carne suína têm, também, os seus diferenciais. As costelinhas preparadas por Akiko Kumassaka, de São Jorge do Ivaí, recebem um surpreendente toque oriental, à base de gengibre, enquanto o pernil dourado que sai do fogão a lenha de Marlene Batista, de Tuneiras do Oeste, fica derretendo na própria banha de porco.

DELÍCIAS - Uma costela bovina recheada que é uma festa para o paladar: assim pode ser definido o prato de Cleuza Fidélis, de Doutor Camargo, ao passo que o bacalhau ao forno de Elaine Mancini, de Cambé, não fica devendo nada à melhor das iguarias elaboradas pelos lusitanos.

ALMOÇO - A premiação às vencedoras será hoje (16/10), na Associação Cocamar, em Maringá, no almoço que abre a programação do Encontro de Núcleos Cooperativos da Ocepar, às 12h.