Notícias

Voltar

Rally Cocamar acompanha semeadura e lavouras

19.10.2018

Nesta quarta e quinta-feira (dias 17 e 18), em meio a muito otimismo por parte dos produtores, que estão sendo beneficiados pelas chuvas, o Rally Cocamar de Produtividade sai a campo para rodar centenas de quilômetros e acompanhar a semeadura e o desenvolvimento das primeiras lavouras de soja, nas regiões noroeste e norte do Paraná. O circuito tem o patrocínio master das empresas Basf, Spraytec e Ford Center.

PARA ONDE VAI - Na quarta, o roteiro começou logo cedo por Ourizona, São Jorge do Ivaí e Ivatuba, na região de Maringá. Na quinta-feira, o destino foi Alvorada do Sul, Primeiro de Maio, Sertaneja e Sertanópolis, nas imediações de Londrina.

ALTAS MÉDIAS - Em Ourizona, a equipe encontrou o produtor José Rogério Volpato, reconhecido pela aplicação de um elevado padrão tecnológico e a conquista de altas médias em produtividade. Ele praticamente já finalizou a semeadura da safra 2018/19. A escolha de começar por esse município se justifica por ser onde a média dos produtores geralmente é expressiva. No ciclo 2017/18, Ourizona ficou em segundo lugar no ranking de unidades da Cocamar, em produtividade de soja, só perdendo para Rolândia.

SEMEADURA - A segunda parada foi em São Jorge do Ivaí, onde visitamos a propriedade de Roni Deganutti. Tendo feito a semeadura no dia 13/9, ele diz que “nunca pensei que um dia plantaria tão cedo assim”. No município, os produtores aceleraram a semeadura de setembro, mas, por conta das chuvas, estão com dificuldades para completar o serviço.

DESENVOLVIMENTO - Finalmente, em Ivatuba, foi feita uma visita à família Mori e do produtor José Oscar Dante, assistidos pelo agrônomo da Cocamar, Victor Palaro. O plantio no município começou no dia 12/9 e foi praticamente finalizado ainda no mês de setembro, apresentando um excelente desenvolvimento.

BOAS PRÁTICAS - Além do plantio e do acompanhamento das lavouras, a equipe do Rally estará atenta ao registro das boas práticas agrícolas, ou seja, a forma como os produtores fazem o manejo do solo, de olho no aumento da produtividade.

CRESCER - A Cocamar tem incentivado seus cooperados a investirem em tecnologias para ampliar cada vez mais os seus patamares. De acordo com o seu presidente, Divanir Higino, grande parte das regiões atendidas pela cooperativa estão entre as médias mais baixas do Estado. “É possível reverter essa situação com orientação técnica e, principalmente, com muita vontade de fazer acontecer”, assegura.

MARCAS - O Rally segue até a colheita de soja, no início de 2019. Além da Basf, Spraytec e Ford, a realização conta com o patrocínio da Estratégia Ambiental, Agrosafra, Sicredi, Sancor Seguros, Texaco Lubrificantes e TRR Cocamar. Os apoiadores são Comitê Estratégico Soja Brasil (Cesb), Unicampo e Aprosoja-PR.