Notícias

Voltar

Rally presente no lançamento de campanha de insumos para milho de inverno

22.10.2018

Com uma transmissão em tempo real pela TV Cocamar, para todas as suas unidades operacionais, a Cocamar promoveu na manhã desta segunda-feira (22-10) o lançamento da Campanha de Insumos para a Safra de Milho de Inverno de 2019. Para isso, tanto na Unidade Maringá, onde a transmissão foi realizada, quanto nas unidades, a cooperativa reuniu cooperados, técnicos, colaboradores e representantes de empresas fornecedoras. A equipe do Rally Cocamar de Produtividade acompanhou o evento.

MOMENTO É AGORA - Em sua mensagem, o vice-presidente da Cocamar, José Cícero Aderaldo, disse que mesmo com grande parte dos cooperados ainda em plena semeadura de soja do ciclo 2018/19, o momento de planejar a safra de milho de inverno é agora. A campanha, que inicia nesta segunda-feira (22) e vai até 5 de novembro, possibilita que os produtores façam as escolhas dos materiais de sua preferência em matéria de sementes, fertilizantes e defensivos agrícolas.

LOGÍSTICA - “Temos pela frente o desafio da logística, de fazer a distribuição de todas as aquisições até o início de janeiro, antes da semeadura”, comentou Aderaldo. Ele lembrou ainda que os próximos meses vão ser de transição de governo, não se sabendo, por exemplo, como o próximo governante vai conduzir temas como a tabela do frete, o que pode se refletir nos transportes.

FAVORÁVEL - Aderaldo salientou que, de qualquer forma, a campanha oferece ao produtor a oportunidade de fazer boas negociações, levando em conta a relação de troca que ficou mais favorável, mesmo diante da alta do dólar em 2018, que encareceu os insumos em 19%, na média, comparando com a campanha de 2017. Isso porque a atual cotação do milho, a R$ 30,00 a saca, é 25% superior ante esse mesmo período no ano passado (R$ 24,00). Pela relação de troca, o produtor necessitava de 127 sacas por alqueire para pagar o custo de produção em 2017. Neste ano, ele precisa de 120 sacas. A orientação do vice-presidente é que, ao efetuar suas compras, os produtores travem os custos e não deixem de fazer seguro.

É PRECISO AGILIZAR - Para o gerente de Insumos da cooperativa, Geraldo Ganaza, considerando que já é final do ano e as primeiras semeaduras iniciam em janeiro, o calendário vai ficando apertado a cada dia que passa. Só de fertilizantes, a projeção é de uma demanda de 100 mil toneladas entre os cooperados da Cocamar. Considerando como data final o dia 20 de janeiro, seriam necessárias, para completar aquele volume, e a partir deste 22/10, nada menos que 111 carretas para transportar 3,3 mil toneladas/dia.

COMPRAR LOGO - O cooperado João Clair Cremm foi um dos que prestigiaram o lançamento em Maringá. Com sua propriedade na Comunidade Guerra, ele disse que já finalizou a semeadura de soja e pretende fazer logo as aquisições de insumos para o milho de inverno. “Deixar para a última hora pode ser ruim”, completou.

O Rally Cocamar de Produtividade, temporada 2018/19, conta com o patrocínio máster da Spraytec, Basf e Ford Center e o patrocínio, também, da Sancor Seguros, Sicredi, Texaco Lubrificantes, Cocamar TRR, Agrosafra e Estratégia Ambiental, com apoio da Unicampo, Comitê Estratégico Soja Brasil (Cesb) e Aprosoja-PR.