Notícias

Voltar

Cocamar inaugura moderna loja em Naviraí (MS)

22.11.2018

Naviraí, uma das prósperas cidades do Mato Grosso do Sul, situada próximo à divisa com o Paraná, ganhou na noite de segunda-feira (19/11) uma ampla loja de atendimento da Cocamar, em expansão no vizinho Estado. A cooperativa possui, desde 2014, estruturas para recebimento de grãos e fornecimento de insumos agropecuários em Nova Andradina e, a partir de 2015, uma loja também em Ivinhema.

SHOPPING - Instalada na Rua Amélia Fukuda 945, em uma das avenidas mais movimentadas, a loja de Naviraí segue o conceito de shopping da Unidade Maringá, sendo a segunda estrutura desse modelo na cooperativa.

PRESTIGIAMENTO - A solenidade de inauguração contou com a presença de mais de 100 convidados, entre produtores, autoridades e lideranças do município, que foram recepcionados pelo presidente Divanir Higino, o vice-presidente do Conselho de administração, Norberto Tormena e o integrante do mesmo Conselho, Gérson Bórtoli, gerentes e colaboradores da cooperativa.

PARCERIA - Ao fazer sua saudação, o presidente destacou a receptividade dos produtores do Mato Grosso do Sul em relação à cooperativa, lembrando que a atuação no Estado faz parte da sua estratégia de crescimento. Ele citou que Nova Andradina, em apenas dois anos, se transformou na principal unidade de recebimento de grãos e também uma das mais importantes em fornecimento de insumos. Sobre Naviraí, Higino anunciou a parceria que começa a ser desenvolvida com a cooperativa Copasul, voltada ao recebimento de grãos já na presente safra de soja 2018/19. “Não viemos para dividir com outras cooperativas e, sim, para somar com elas e contribuir para o desenvolvimento econômico do município”, destacou. Segundo ele, tem sido cada vez mais comum a saudável prática da intercooperação entre as organizações cooperativistas, “o que leva os produtores ao crescimento”.

ILPF E PRODUTIVIDADE - O presidente da Cocamar mencionou, ainda, o trabalho que a cooperativa realiza há mais de 20 anos, de maneira bem-sucedida, na região noroeste do Paraná, e que já se estendeu para o interior de São Paulo e o Mato Grosso do Sul: o incentivo à integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), incorporando pastos degradados a um processo altamente produtivo. “Naviraí, com suas amplas planícies, oferece um enorme potencial aos projetos integrados, o que vai trazer ainda mais riquezas para a região”. Por fim, Higino mencionou que um dos focos da Cocamar, por meio de sua área técnica, é ajudar os produtores a aumentar a sua produtividade de soja: “Há cinco anos lançamos o desafio de chegar a 100 sacas por hectare e estamos contentes com os avanços que têm sido obtidos nesse sentido”.

COLHENDO FRUTOS - Em seu pronunciamento, o prefeito José Izauri de Macedo agradeceu pela chegada da Cocamar ao município, ressaltando que isto representa “a colheita dos frutos de uma região de grandes potenciais para o agronegócio”. Macedo lembrou ainda que “Naviraí apresenta muita fertilidade no campo dos negócios” e disse estar confiante de que “a Cocamar será muito feliz por ter incluído o município em seu projeto de expansão”.

EQUIPE - Com 5 anos de casa, Wagner Carvalho, ex-supervisor em Nova Andradina, será o gerente da unidade, tendo como supervisora Jane Queli Xavier. A equipe é formada por 12 colaboradores. “Há uma grande expectativa no município quanto a chegada da Cocamar”, afirmou Carvalho. O auxiliar operacional Valter Francisco Vieira, que trabalhava em frigorífico e estava desempregado, foi um dez dos contratados: “Trabalhar aqui é uma conquista para mim”.

FORTALECER - O produtor de grãos Osvaldo Contin, oriundo de Engenheiro Beltrão, região de Maringá, comentou que a presença da Cocamar em Naviraí era um antigo desejo de sua família e de outros agricultores que já conheciam a cooperativa. “A Cocamar vem para fortalecer a atividade, só temos a ganhar com ela aqui”. Pequenos proprietários também participaram do evento de inauguração, caso de Afonso Paulo Pereira, produtor de frutas. Para ele, o fato de a cooperativa se interessar por agricultores de todos os tamanhos, e não apenas os grandes, “vai fazer a diferença”.