Notícias

Voltar

Dinamismo conquista produtores em São Paulo

31.01.2019

O Rally Cocamar de Produtividade constatou que o dinamismo da Cocamar, com suas várias iniciativas técnicas, está conquistando os produtores na região oeste do Estado de São Paulo.

MELHOROU - Em Cruzália, a 115 quilômetros de Presidente Prudente, o produtor de soja Henrique Franz afirmou que a chegada da cooperativa ao município, em 2016, já melhorou a sua atividade. Franz, de origem italiana, é orientado pela engenheira agrônoma da unidade local, Letícia Ferreira.

UM SALTO - De acordo com Franz, que reside em Pedrinhas Paulista, sua soja não se desenvolvia bem, havia problemas com ervas daninhas e a maior produtividade, até então, tinha sido de 116 sacas por alqueire (47,9 sacas/hectare). Já no primeiro ano sob a orientação da cooperativa, utilizando tecnologias mais modernas, ele conseguiu impulsionar a produtividade para 135 sacas por alqueire (55,7 sacas/hectare). E, no segundo ano, seguindo a recomendação de introduzir o cultivo de braquiária no inverno como parte do processo para reestruturar o solo e recompor matéria orgânica, a média subiu ainda mais, para 147 sacas por alqueire (60,7 sacas/hectare). A expectativa do produtor para a safra em andamento, a ser colhida em fevereiro, é repetir o desempenho observado no ciclo anterior, uma vez que o potencial das lavouras foi afetado pelo veranico.

CRESCER JUNTOS - “A Cocamar não quer só vender, quer que o cooperado evolua e cresça com ela”, afirma Franz, um ativo participante de dias de campo e outros eventos técnicos realizados pela cooperativa.

ATENÇÃO AO SOLO - No município de Palmital, próximo a Assis, produtores que lutam para superar o desafio de aumentar seus níveis de produtividade, saúdam a presença da Cocamar. É o caso da família de José Ferreira, cujo filho Claudinei destaca o trabalho realizado pela cooperativa para a melhoria do manejo do solo. No final de 2018, a propriedades deles passou a fazer parte do programa Construção de Lavouras de Alta Produtividade, conduzido pela cooperativa e a consultoria DK. “A gente sempre achou que o nosso solo era bom, mas ao acompanhar as análises feitas pelos especialistas, com maior profundidade, vimos que ainda temos muito a evoluir”, diz. Para Claudinei, compreender as demandas do solo é um passo importante para aumentar a produtividade.

RALLY -Com a finalidade de conhecer e divulgar as boas práticas agrícolas, o Rally Cocamar de Produtividade é patrocinado por Spraytec, Basf e Ford Center, com o patrocínio institucional das empresas Agrosafra, Estratégia Ambiental, Sicredi, Sancor Seguros, Cocamar TRR e Texaco Lubrificantes, com o apoio do Cesb, Aprosoja-PR e Unicampo.