Notícias

Voltar

Rally Cocamar visita lavouras de soja em Londrina

22.02.2019

O Rally Cocamar de Produtividade foi conferir como são produzidas as sementes de soja em São Sebastião da Amoreira município a 63,9km de Londrina, onde a cooperativa possui uma Unidade de Beneficiamento de Sementes (UBS).

ÁREA - De acordo com a Cocamar, São Sebastião da Amoreira e municípios próximos compreendem cerca de 40 mil hectares de lavouras de soja, das quais 9% destinados a campos de sementes.

EXIGÊNCIAS - O produtor Nélson Kojima, do vizinho município de São Jerônimo da Serra, há dez anos na atividade, foi um dos produtores de sementes da cooperativa que receberam a visita do Rally. Segundo ele, produzir o insumo exige uma série de cuidados em comparação a uma lavoura comum. Um deles é a maior atenção nos tratos culturais, para um adequado controle de pragas e doenças. A total segregação das cultivares produzidas, para assegurar a rastreabilidade, e a necessidade de que as máquinas e equipamentos sejam mantidos bem lavados, para evitar contaminações, são outras exigências.

BOM NEGÓCIO - Kojima diz ter ficado feliz com a entrada da Cocamar na produção de sementes (ocorrida no final de 2017, quando a adquiriu a UBS): “Para nós, produtores, ficou muito bom, porque a cooperativa trabalha com mais transparência”, observa. Ele explica que ao produzir sementes, consegue agregar valor à produção de soja. Para isso, recebe uma bonificação de 10% sobre o preço de mercado, mais o frete com o transporte do produto da sua propriedade para a UBS. E deu um exemplo: só com o bônus, é como que se a cada mil sacas de sementes produzidas, tivesse colhido 1.100. Por outro lado, os custos que ele tem a mais acabam diluídos, pois o maior controle sobre pragas e doenças vai representar aumento na produtividade da lavoura.

REGIÃO APROPRIADA - O engenheiro agrônomo Nilton Palma, da unidade da cooperativa em São Sebastião da Amoreira, lembra que “vale a pena o produtor se especializar na produção de sementes, desde, é claro, que a sua produção esteja localizada em uma região com condições edafoclimáticas [altitude e clima, principalmente] apropriadas”.