Notícias

Voltar

Sistemas de Energia Solar em mais 11 unidades

11.03.2019

Dando sequência à instalação de sistemas de placas fotovoltaicas em suas unidades operacionais, destinadas à geração de energia elétrica, a Cocamar aportou cerca de R$ 2 milhões para que estruturas em outros 11 municípios da região noroeste do Paraná sejam dotadas dos equipamentos.

EM ANDAMENTO - Depois das unidades de Paranavaí, Icaraíma e da Unidade de Difusão de Tecnologias (UDT) em Floresta receberem os sistemas no ano passado, o projeto da cooperativa contempla, em 2019, as cidades de Japurá, Terra Boa, Cruzeiro do Oeste, Tuneiras do Oeste, Tapira, Douradina, Paranacity, Nova Esperança, Paiçandu, Ivatuba e Ourizona. A previsão é que a instalação, em andamento, seja finalizada até a última semana deste mês.

AUTOSSUFICIENTES - Com as placas, as unidades ganham autossuficiência e, segundo cálculos da Cocamar, o investimento deve se pagar em quatro ou cinco anos.

USINA - A sustentabilidade nessa área não é uma novidade na Cocamar que, há uma década, colocou em funcionamento uma usina de cogeração de energia elétrica no seu parque industrial em Maringá, a partir do consumo de biomassa (bagaço de cana-de-açúcar e cavacos de eucalipto).