Notícias

Voltar

Colheita de soja e plantio de milho em Tamarana

18.03.2019

Receptiva a novas tecnologias para tentar vencer o desafio de incrementar a produtividade da soja, a família Barbosa, de Tamarana (PR), colhe os frutos do seu trabalho, embora no ciclo 2018/19, recém-concluído, a região também tenha sido afetada por problemas climáticos.

DE PERTO - Atentos a todos os detalhes, o pai Edson e os filhos Helder e Emerson acompanham de perto o desenvolvimento da lavoura e procuram identificar as épocas mais adequadas para as pulverizações. “Com suas margens estreitas, o agricultor não pode se dar ao luxo de cometer equívocos”, diz Edson.

TESTAR - Orientados pelo agrônomo Vinícius Arantes, da unidade local da Cocamar, os Barbosa receberam na terça-feira (12) a visita do Rally Cocamar de Produtividade, com um olho na colheita e outro no plantio de parcelas de sete híbridos de milho que vão testar neste ano, para avaliar o desempenho e utilizar na safra de inverno do ano que vem. “É um ensaio que geralmente os produtores maiores costumam fazer para serem mais assertivos”, explica Vinícius.

REDUÇÃO - Na colheita da soja, Edson diz não ter feito ainda a média de produtividade, que, segundo ele, deve ficar 20% abaixo de suas expectativas iniciais, por conta das adversidades climáticas.