Notícias

Voltar

Palestra da Embrapa reunirá cooperados no dia 29

20.03.2019

A Cocamar promove na manhã da sexta-feira da próxima semana, dia 29, na Associação Cocamar em Maringá, uma palestra para produtores cooperados com o especialista em solos da Embrapa Soja, Henrique Debiasi, que vai fazer uma apresentação do trabalho de coleta de solo realizado no final do ano passado em vários municípios das regiões atendidas pela Cocamar.

INÉDITO - Segundo ele, trata-se de um projeto inédito entre as duas partes, cuja finalidade é avaliar a qualidade física, química e biológica do solo. A Caravana dos Solos foi inserida na quarta edição do Rally Cocamar de Produtividade, Safra 2018/19, organizado pela cooperativa.

VIABILIZOU - Reunindo técnicos da Cocamar e da Embrapa, com a participação de uma aluna de doutorado Universidade Estadual de Londrina (UEL), o trabalho é resultado da sinergia que há entre aquela empresa e a Cocamar. “A ideia nasceu com o pesquisador Júlio Franchini e foi abraçada pela cooperativa, que se dispôs a custear as despesas da realização e também a indicar produtores em sua região, os quais abriram as portas de suas propriedades para que pudéssemos fazer as análises”, afirma Debiasi.

AVALIAÇÃO - O pesquisador explica que as análises vão possibilitar uma avaliação detalhada dos níveis de infiltração em vários tipos de solos, inclusive naqueles onde são conduzidos programas de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) e consórcio milho e braquiária. “Trata-se de um trabalho de grande magnitude e importância. No país, se conhece muito pouco, ainda, sobre a capacidade de infiltração de água no solo e esse trabalho, com certeza, será uma referência”, acrescenta, observando, também, que a avaliação vai permitir diferenciar os manejos de solo que são conduzidos com qualidade.

DRES - Os trabalhos incluíram a realização do Diagnóstico Rápido de Estrutura do Solo (Dres), a coleta de solo para análises química, física e biológica e a medição do volume de palha.