Notícias

Voltar

Exportações do complexo soja de Santa Catarina crescem 152% em fevereiro

22.03.2019

Ao todo, Estado embarcou no mês 138,9 mil toneladas de grão, óleo e farelo

Santa Catarina exportou 138,9 mil toneladas de soja em grão, farelo e óleo de soja em fevereiro, um aumento de 152% ante igual período do ano anterior. O faturamento com os embarques ao exterior totalizou US$ 49,2 milhões, mais do que o dobro do obtido em fevereiro de 2018. Os números constam no Boletim Agropecuário elaborado pelo Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa). Nos dois primeiros meses de 2019, o Estado embarcou 229,5 mil toneladas ou US$ 85,3 milhões. Segundo o secretário da Agricultura e Pesca do Estado, Ricardo de Gouvêa, o agronegócio responde por grande parte das exportações catarinenses, com destaque para as carnes e o complexo soja.
"O agronegócio de Santa Catarina vem demonstrando sua força e conquistando o mercado internacional", disse.As exportações catarinenses de soja crescem em um ritmo acelerado. Em janeiro e fevereiro de 2019, Santa Catarina ampliou em 58% o volume embarcado de soja, farelo e óleo ante o primeiro bimestre de 2018.

No Brasil, esse incremento foi de 48%. A maior parte das exportações catarinenses da oleaginosa se destina à China. O gigante asiático deve absorver 80% das vendas de Santa Catarina. Segundo a Epagri, a área plantada com soja em Santa Catarina soma 662,6 mil hectares e a colheita deve chegar a 2,4 milhões de toneladas. O rendimento médio das lavouras atingirá 3,6 toneladas/hectare, porém nas regiões de Curitibanos, Campos Novos e Joaçaba é esperada uma produtividade superior a 4 toneladas/hectare.


Fonte: Revista Globo Rural