Notícias

Voltar

Lançamento da União Solidária reúne 250 convidados na Expoingá

11.05.2019

Cerca de 250 convidados participaram na manhã de sábado (11) no parque de exposições em Maringá (PR), onde acontece a Expoingá 2019, do lançamento da campanha União Solidária. Coordenada neste ano pelo Lions Club, a iniciativa tem o apoio da Cocamar Cooperativa Agroindustrial e da Sicredi União PR/SP.

ENTIDADES - Realizado em um espaço aberto entre os estandes da Cocamar e do Sicredi, o evento contou com a presença de dirigentes das duas cooperativas, do Lions Club, da Sociedade Rural de Maringá e representantes de pelo menos 150 entidades assistenciais da região noroeste paranaense.

CUPONS - A União Solidária começa no mês de junho e se estende até o final do ano, sendo que as entidades interessadas em participar devem cadastrar-se (veja site abaixo). Conforme foi explanado no lançamento, 200 mil cupons serão disponibilizados pela organização da campanha para que as entidades façam a comercialização em suas comunidades a R$ 10 cada. Todo o recurso arrecadado seguirá para a tesouraria da instituição, que poderá utilizá-lo em suas demandas.

PREMIAÇÕES - Quem colaborar com a campanha, adquirindo um ou mais cupons oferecidos pelas entidades, estará concorrendo a premiações a serem sorteadas no mês de dezembro entre os compradores. Os prêmios - um automóvel Fiat Mobi Easy e três motocicletas Honda CG 160 Start, no valor total de R$ 70 mil - foram comprados e doados pelas duas cooperativas.

EFEITOS MULTIPLICADORES - Ao fazer sua saudação em nome da Cocamar, o superintendente de Operações, Osmar Liberato, destacou que um dos princípios cooperativistas é a preocupação com a comunidade na qual a cooperativa se encontra inserida. “Uma campanha como esta, com tão grande envolvimento, gera efeitos positivos multiplicadores que, em larga dimensão, beneficiam os menos favorecidos.”

RECURSOS - Em seu pronunciamento, o presidente da Sicredi União PR/SP, Wellington Ferreira, pediu aos dirigentes de entidades assistenciais que divulguem o seu trabalho, para que a população possa conhecê-los. “A gente sai outra pessoa quando visita uma entidade assim”, comentou, acrescentando que se os 200 mil cupons foram vendidos, a campanha conseguirá arrecadar R$ 2 milhões.

OPORTUNIDADE - Por fim, a governadora do Lions Club, Jacyra Martins, agradeceu a dedicação de ambas as cooperativas e disse que a iniciativa “é uma oportunidade para intensificar a prática do bem”.



REGIÕES - A União Solidária é o desdobramento e tem o mesmo formato de uma campanha que começou a ser implementada em 2006 por Cocamar e Sicredi. Em 2018, a realização abrangeu mais de 150 entidades de municípios do noroeste e norte do Paraná e arrecadou cerca de R$ 2 milhões. Neste ano, foi ampliada ao ser dividida em três regiões: noroeste e norte do Paraná, áreas comuns da Cocamar e Sicredi, e centro-leste paulista, de atuação da cooperativa de crédito. A ExpoLondrina, em abril, sediou o lançamento para as entidades de municípios do norte paranaense.



PARTICIPANTES - A Santa Casa de Maringá ainda não participou da campanha, mas segundo o seu diretor-médico, Paulo Torres, o objetivo é estrear neste ano. “Estamos nos organizando para isso”, disse Torres, um dos presentes no evento. Estavam lá, também, Orivaldo Ribeiro e Jaqueline Ribeiro, representantes do Centro de Educação Infantil Amas, de Sarandi, já tradicional da campanha. A Amas atende a 186 crianças de 6 a 4 anos de famílias de baixa renda e, de acordo com Jaqueline, a entidade que foi fundada por sua bisavó depende de doações para manter-se. O voluntário Antonio Marques Craveiro, ligado ao Asilo São Vicente de Paulo, de Maringá, contou que há 20 anos coordena um grupo que assiste a famílias em situação de vulnerabilidade. A campanha, segundo ele, tem sido uma das principais fontes de arrecadação do grupo. O mesmo foi dito por Olivio Rodrigues Alves, voluntário da paróquia de Nova Bilac, há anos fazendo da realização uma maneira de conseguir recursos para obras assistenciais.