Notícias

Voltar

Campanha contra febre aftosa vai até o dia 31

27.05.2019

Cocamar reforça aos pecuaristas que a campanha de vacinação dos rebanhos bovino e bubalino, contra a febre aftosa, vai até o dia 31 deste mês. Como já foi amplamente informado, trata-se da última imunização antes da retirada da vacina, conforme anúncio feito pelo Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa (PNEFA), do Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento (Mapa), em reunião realizada no mês passado em Curitiba.

De acordo com o Mapa, as normativas relativas ao encerramento da vacinação no Estado serão publicadas em 30 de setembro, após a implantação final de ações pontuais pelo serviço veterinário estadual. Com isso, o Mapa poderá solicitar o status de livre de febre aftosa sem vacinação para o Paraná junto à Organização Mundial da Saúde Animal (OIE). Atualmente, o único Estado livre de febre aftosa sem vacinação é Santa Catarina.

A orientação da Cocamar é que os pecuaristas intensifiquem a vacinação, de forma a atingir 100% do rebanho, lembrando que a dosagem foi diminuída nesta campanha de 5ml para 2ml.