Notícias

Voltar

Cocamar participa da 28ª edição do Jovemcoop

31.07.2019

Com 17 representantes, a Cocamar participou nos dias 24 e 25 de julho em Palotina, oeste do estado, do 28º Encontro Estadual da Juventude Cooperativista, o Jovemcoop, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR) e que teve a CVale como anfitriã.

MISSÃO - Realizado na Associação dos Funcionários da cooperativa, o evento reuniu mais de 220 jovens líderes de 17 cooperativas paranaenses que debateram o tema “Qual a nossa missão? ”.

ATIVIDADES E PALESTRAS - A programação constou de atividades que promovem o desenvolvimento e a troca de experiências, fortalecendo o cooperativismo, além de palestras com Eliseu Hoffman, do Quintal Ame Treinamento e Desenvolvimento, de Campo Mourão; Paulo Molinari, especialista em mercado agropecuário, da empresa Safras&Mercado; e Rodrigo Pimentel, consultor de segurança e ex-capitão do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais).

FILHOS E NETOS - Acompanhando o grupo, Alessandra Almeida, analista de Cooperativismo da Cocamar, comentou que os jovens ligados à cooperativa são filhos ou netos de produtores cooperados, moradores em Assaí, São Jerônimo da Serra, Sertanópolis, Serrinha, Arapongas, Pitangueiras, Maringá e São Jorge do Ivaí, no Paraná, Cruzália e Palmital, no estado de São Paulo.

EM 2020, AQUI - Ela menciona que no próximo ano a Cocamar sediará o Encontro, tendo participado da solenidade na qual recebeu a bandeira do evento. “Ser a sede de uma realização com essa proposta é muito importante para atrair cada vez mais os jovens para próximo da cooperativa”, diz.

APAIXONANTE - Alessandra destaca, ainda, um trecho da palestra de Rodrigo Pimentel, que reforçou a importância de o jovem ter comprometimento e inovar para a sucessão das atividades do campo e para a perpetuação do cooperativismo. “Nada mais apaixonante do que poder colocar alimento na mesa das pessoas”, afirmou ele, acrescentando: “O jovem cooperativista deve acreditar em seu potencial, estar motivado e preparado para dar continuidade ao trabalho feito por seus pais. Com atitude, disciplina e conhecimento ele pode encarar e vencer qualquer desafio”.