Notícias

Voltar

Programa Liderança Jovem prepara para o futuro

20.08.2019

Realizado pela Cocamar, o programa Modular para o grupo Liderança Jovem Cooperativista, completou neste mês de agosto os cinco módulos de sua programação, iniciada em junho, reunindo 15 participantes na regional Londrina, jovens estes representantes dos vários municípios da região de atuação da cooperativa, que inclui o oeste paulista. No ano de 2018 foram formados 23 jovens na regional em Maringá.

TEMAS - No primeiro módulo, dia 6 de junho, eles debateram o Poder do autoconhecimento; no segundo, em 19 de junho, Comunicação assertiva e oratória; no terceiro, dia 3 de julho, o tema foi Finanças da propriedade; no quarto, em 12 de julho, os jovens analisaram Desafios da convivência familiar e, no último, dia 7 de agosto, Liderança Jovem Familiar.

EMPREENDEDORISMO - No último módulo os jovens trabalharam em grupos as características do jovem cooperativista e, para eles, o resultado fui inspirador. Em resumo, na avaliação do grupo formado por Alvaro Baugartem (Cruzália), Cassiano Gomes (São Jorge do Ivaí) e Alessandra Flamia (Assaí), o jovem cooperativista possui foco no empreendedorismo e, sempre com os pés no chão, busca a máxima produtividade.

SEGURANÇA - Já o grupo composto por Amanda Andrade e Maycon Totti (Palmital), Murilo Relki e Danilo Nicodemo (São Jorge do Ivaí), o jovem cooperativista conta com um cinto de segurança que é sustentado pelo cooperativismo e em suas mãos está o resultado, a força, a produtividade e a comunicação. Por fim, na visão do grupo formado por Tiago Espolador (Sertanópolis e Artur Martinez (Sertanópolis) e Maria Marçola (Serrinha), o jovem cooperativista deve ter influência e parceria com as partes interessadas e a tecnologia na palma de suas mãos.

INTERESSADOS - A analista de Cooperativismo, Alessandra Lescano de Almeida, destacou “o quanto importante é o conteúdo trabalhado neste momento com os jovens para autoconhecimento e evolução pessoal, refletindo totalmente no protagonismo do jovem para o negócio familiar. Segundo ela, jovens interessados em participar podem acessar o grupo por meio do dispositivo QRCode, tirar dúvidas e até mesmo interagir com quem já faz parte do grupo.

PARTICIPAÇÃO - O superintendente de Relação com o Cooperado, Leandro Cezar Teixeira, comenta que “o programa faz parte da capacitação dos jovens para uma participação cada vez maior no negócio familiar e também para que se tornem líderes bem preparados, tanto no setor rural quanto no próprio sistema cooperativista”.