Notícias

Voltar

Laboratório de sementes conquista certificado

22.08.2019

O programa de controle de qualidade das Sementes Cocamar conta com um Laboratório de Análise de Sementes moderno e bem equipado, com profissionais treinados e experientes, que atua em todas as fases do sistema de produção e comercialização de sementes: campo, colheita, recebimento, secagem, beneficiamento, armazenamento, TSI (Tratamento de Sementes Industrial) e expedição das sementes para o agricultor.

O Laboratório de Análise de Sementes (LAS) da Cocamar concluiu nesta semana o processo de credenciamento junto ao MAPA, obtendo o certificado de RENASEM. Antes de sair o credenciamento o laboratório fazia todas as análises de controle interno, mas dependia de um laboratório terceirizado para as análises de emissão de BAS – Boletim de Análise de Sementes, isso gerava um tempo extra para a produção de sementes.

É importante ressaltar que para estar apto ao credenciamento, o LAS precisa atender a norma da ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017 que trata dos requisitos gerais para a competência de laboratórios de ensaio e calibração. Esta norma é internacionalmente reconhecida, pois os laboratórios que atendem a este requisito possuem competência técnica e estrutural que possibilita fornecer e assegurar resultados com qualidade e confiabilidade, usando métodos de ensaio e procedimentos validados.

Com o laboratório podemos realizar todas as análises necessárias no que diz respeito a qualidade física e fisiológica das sementes, tendo como principais ensaios: teste de Germinação, Vigor, Tetrazólio (TZ), Peso de Mil Sementes (PMS), Pureza, Determinação de Outras Sementes por Número (DOSN) e Emergência em Areia, entre outras.

Possuir o laboratório, contribui com os objetivos do programa de controle de qualidade da Cocamar, pois através de sua atuação é possível gerar informações detalhadas sobre o desempenho fisiológico dos lotes de sementes, mantendo a rastreabilidade e qualidade durante todo o ciclo produtivo, disponibilizando aos cooperados os melhores lotes produzidos.

O laboratório fica dentro da nossa UBS (Unidade de Beneficiamento de Sementes), sediada em São Sebastião da Amoreira – PR, e tem seu credenciamento no M.A.P.A. com RENASEM Nº PR-16762/2019.