Notícias

Voltar

Cocamar sobe no ranking como a 145ª maior empresa

28.08.2019

No ranking anual divulgado pelo Valor 1000, publicação do jornal Valor Econômico, que avalia os balanços das maiores empresas brasileiras, a Cocamar subiu cinco degraus e passou da 150ª para a 145ª posição. Os números, divulgados no final da semana passada, são referentes ao exercício 2018.

PESQUISA - Esta é a 19ª edição da pesquisa, feita em parceria com a Serasa Experian e Centro de Estudos em Finanças da Fundação Getúlio Vargas (FGV-Eaesp). Anualmente mais de três mil empresas são convidadas a participar com o envio de suas demonstrações financeiras e o preenchimento de questionários.

INDICADORES - De acordo com os organizadores, o número de balanços analisados desta vez aumentou 23,5% em relação ao ano anterior (de 1.200 para 1.482). Para chegar às mil maiores, as empresas são classificadas a partir de oito indicadores contábeis e financeiros: receita líquida, margem Ebitda, giro do ativo, margem de atividade, rentabilidade, cobertura de juros, liquidez corrente e crescimento sustentável. Entre eles, o de maior peso é a receita líquida, seguido da margem Ebitda e da rentabilidade do patrimônio. Além disso, as empresas são agrupadas em 28 setores e também são indicadas as campeãs por região.

REGIÃO SUL E PARANÁ - Na lista das 50 maiores empresas do Sul do país, a Cocamar ocupa a 23º posição. E, no Paraná, a cooperativa é a 11ª colocada. Com o resultado de R$ 142 milhões obtido em 2018, a Cocamar passou à frente da Sanepar no ranking.